metropoles.com

Maior bancada do Senado confirma apoio a indicação de Zanin ao STF

Cristiano Zanin participa de reunião com senadores do PSD. Otto Alencar, líder da sigla, confirmou que bancada apoiará indicação ao STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Advogado Cristiano Zanin Cristiano Zanin, indicado por Lula para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), após a aposentadoria de Ricardo Lewandowski 6
1 de 1 Advogado Cristiano Zanin Cristiano Zanin, indicado por Lula para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), após a aposentadoria de Ricardo Lewandowski 6 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O líder do PSD no Senado Federal, Otto Alencar (BA), confirmou que os parlamentares da sigla serão a favor da indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, o PSD tem a maior bancada no Senado, com 14 parlamentares.

Indicado pelo presidente Lula (PT) à Suprema Corte, Zanin ocupará a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandowski, caso tenha o nome aprovado pelo Parlamento.

Para ser aprovado, é preciso que o advogado seja referendado em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, aprovado pelo plenário da Casa com, ao menos, 41 votos.

Zanin se reúne com nomes do PSD nesta terça-feira. Participam da reunião nomes como Otto Alencar, Omar Aziz (AM), Vanderlan Cardoso (GO) e Eliziane Gama (MA).

7 imagens
Zanin realiza visita em gabinetes de senadores em busca de apoio
1 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 7

Zanin realiza visita em gabinetes de senadores em busca de apoio

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles

O líder da bancada afirmou que a reunião com Zanin deve tratar de temas em comum entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, como o Marco Temporal das Terras Indígenas, e assuntos prioritários para o Parlamento, como a reforma tributária.

Alencar acredita que o nome não terá dificuldades para ser aprovado na Casa Alta.

Depois da agenda do PSD, o advogado deve encontrar senadoras da bancada feminina. A lista conta com parlamentares como Leila Barros, Eliziane Gama, Teresa Cristina, Damares Alves, Zenaide Maia e Augusta Brito.

As agendas fazem parte de uma série de encontros entre Zanin e congressistas. O advogado tenta alcançar apoio de senadores para a votação em plenário.

Sabatina

A indicação do nome de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF) deve ser votada na CCJ do Senado Federal em 21 de junho. A informação foi confirmada pelo presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O advogado segue costurando apoios no Congresso Nacional para alcançar o número de votos necessários (41 de 81 senadores). Em reunião com Zanin, Pacheco afirmou que a data foi definida pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o nome de Cristiano Zanin não deve enfrentar resistência expressiva no plenário do Senado Federal.

Presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) já sinalizou pacificação sobre o nome de Zanin. O problema concentra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde a oposição deve ser barulhenta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?