metropoles.com

Maia sobre Mandetta: “No meio da guerra não se muda general”

Presidente da Câmara afirma ver sinais de melhora no relacionamento entre o presidente e o ministro da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Cruz/Agência Brasil
rodrigo maia
1 de 1 rodrigo maia - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente da Câmara do Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse acreditar na permanência de Luiz Henrique Mandetta no governo, apesar das divergências entre o ministro da Saúde e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“O Bolsonaro é um cara que gosta de fazer frases e mandar recados, mas foi ele quem nomeou o Mandetta e conhecia as suas qualidades. Ele disse que, na guerra, de forma nenhuma ia mandar embora o ministro. Fico com essa frase para crer na manutenção do Mandetta”, afirmou o deputado, em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, na Rádio Bandeirantes.

Segundo Maia, como Bolsonaro veio das Forças Armadas, ele sabe que “no meio da guerra, mudar o general quatro estrelas não é o melhor momento”, porque teria que modificar toda a estrutura e isso levaria entre dois e três meses. O presidente da Câmara vê sinais de melhora no relacionamento entre o ministro e o presidente.

Na segunda-feira (06/04), em meio a rumores de que seria demitido, Mandetta se reuniu com Bolsonaro e, depois, em entrevista coletiva, disse que permaneceria no cargo. Na ocasião, pediu “paz” para chefiar a pasta e, sem citar diretamente o presidente, reclamou de críticas que, em sua visão, criam dificuldades para o seu trabalho. Na quarta-feira (08/04), os dois voltaram a se reunir. De acordo com um auxiliar do presidente, Bolsonaro e Mandetta estão “acertando os pontos para seguir em frente”.

Nessa quinta-feira (09/04), o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), e o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) defenderam a demissão de Mandetta. Em conversa divulgada pela CNN Brasil, Onyx diz que não fala com Mandetta há dois meses e que, se estivesse na cadeira do presidente Jair Bolsonaro, teria “cortado a cabeça” dele após a reunião no Palácio do Planalto na segunda-feira.

“Guedes é um quadro de grande qualidade”

Ao ser questionado na entrevista à Rádio Bandeirantes sobre Paulo Guedes, Maia destacou que o ministro da Economia é “um quadro de grande qualidade”, mas que ficou muito tempo no Rio, afastado de Brasília e, que por isso, teve um pouco de dificuldade no começo.

O deputado destacou que Guedes está cercado por um excelente corpo técnico, destacando o presidente do Banco Central, Roberto Campos, sobre quem disse que tem aprendido muito sobre como o Banco Central deve atuar em um momento de crise.

“Guedes tem muita experiência e, mesmo com os conflitos que a gente tem de vez em quando, temos que resolver algumas questões. Hoje, temos que resolver a questão dos estados e municípios. Nós temos um número, eles discordam e tem outro. Mas o grande debate não é quem ganha o texto, e sim como resolver o problema”, disse Maia, em referência à queda da arrecadação de estados e municípios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?