metropoles.com

Maia: “Extinção do Ministério da Segurança foi erro do governo”

O presidente da Câmara avalia como positiva uma eventual decisão do presidente Bolsonaro de recriar uma pasta específica para a área

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
RODRIGO MAIA
1 de 1 RODRIGO MAIA - Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira (22/01/2020) que foi um “erro do próprio governo” de Jair Bolsonaro (sem partido) acabar com o Ministério da Segurança Pública.

“O fim do Ministério da Segurança Pública foi um erro do próprio governo. Eleito com a pauta da segurança pública, acabar com o ministério foi uma sinalização ruim para próprio governo”, argumentou Maia.

Para o deputado, se Bolsonaro decidisse recriar a pasta sinalizaria prioridade ao tema, que precisa de políticas públicas e ações pensadas para todos os estados. O presidente da Câmara afirmou ainda que, se o ministério voltar, não necessariamente gerará novas despesas à União.

Uma das justificativas de Bolsonaro quando decidiu enxugar a Esplanada dos Ministérios foi reduzir os gastos públicos. Entre as pastas excluídas estava a de Segurança Pública, criada em 2018 pelo ex-presidente Michel Temer. A área foi anexada ao Ministério da Justiça, comandada por Sergio Moro.

Nesta quarta, entretanto, o chefe do Executivo se reuniu com secretários de Segurança Pública dos estados, que pediram a volta do ministério. No encontro, Bolsonaro disse que estudaria a possibilidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?