metropoles.com

Maia é contra isenção de culpa a fazendeiro que atirar em invasor

Bolsonaro afirmou na Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) que enviará à Câmara projeto de salvo-conduto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Maia – presidente da camara federal
1 de 1 Rodrigo Maia – presidente da camara federal - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), não concorda com a proposta do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de dar salvo-conduto a donos de terra que atirarem em quem tentar invadir a propriedade. Em viagem ao exterior, Maia afirmou não ter conversado com o chefe do Executivo sobre o tema.

Nessa segunda-feira (29/04/2019), Bolsonaro afirmou durante participação na Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) que enviará à Câmara o projeto de salvo-conduto. Por sua vez, Maia não disse se dará ou não prioridade a eventual proposta.

“Não concordo. Ele conversou comigo sobre a posse estendida no campo [permitir o porte de arma não só na casa, mas em todo o perímetro da propriedade rural], isso eu concordo e acho que a maioria das pessoas concorda. O outro assunto ele não tratou comigo”, destacou, em entrevista publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, nesta sexta-feira (03/05/2019).

A exclusão de ilicitude citada por Bolsonaro está prevista no Código Penal, que estabelece não haver crime quando o ato for praticado em algumas situações, entre elas a legítima defesa.

“Temos de ajudar a combater a violência no campo e fazer com que, ao defender a sua propriedade privada ou a sua vida, o cidadão de bem entre no excludente de ilicitude. Ou seja, ele responde, mas não tem punição”, disse o presidente na última segunda.

Até mesmo dentro do governo, a promessa do presidente é vista com ressalvas. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, acredita que essa discussão é “prematura”. “São questões que estão sendo discutidas dentro do governo. Antes de ter no papel exatamente o que vai se propor, quais são os limites do que vai se propor e tal, é muito prematura essa discussão”, apontou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?