Maia critica Anvisa: “Não criamos para servir a uma disputa política”
O presidente dos Câmara dos Deputados demonstrou “preocupação” com a agência e cobrou mais transparência
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), demonstrou, nesta segunda-feira (7/12), preocupação com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que, segundo ele, precisa ser transparente na aprovação de um vacina contra a Covid-19 e não entrar em uma disputa política.
Segundo o parlamentar, o governo federal está cumprindo o papel dele, defendendo o que mais acredita, e o governo de São Paulo apostou na vacina dos chineses, mas a agência precisa ser neutra. “Estou mais preocupado com a Anvisa, que está trabalhando de uma forma que não é mais adequada como agência de Estado”, disse Maia.
“A Anvisa precisa garantir uma maior transparência e o seu papel de agência de Estado. Não criamos essas agências ao longo dos anos para que ela sirva a uma disputa política ou que ela tenda para um lado do jogo político. Infelizmente, há uma disputa política entre o governo federal e o de São Paulo, que não é boa”, declarou.
A Anvisa reagiu nesta segunda-feira ao governo de São Paulo ter anunciado o início da vacinação contra a Covid-19 para janeiro de 2021. A agência divulgou nota afirmando que faltam vários passos para a obtenção do registro para a Coronavac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituito Butantan.
O imunizante é alvo de trocas de farpas entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), adversários políticos.