metropoles.com

Magalu abre vagas de trainee exclusivas para pessoas negras; internet reage

Iniciativa da varejista é um sinal aos movimentos por inclusão e diversidade. Medida virou enorme discussão sobre racismo e compensação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A rede varejista Magazine Luiza anunciou nessa sexta-feira (18/9) a abertura de inscrições para seu programa de trainee 2021, que aceitará apenas candidatos negros. A iniciativa causou uma tempestade nas redes sociais, gerando discussões acaloradas sobre o mérito da medida, sobre racismo e políticas compensatórias.

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo – que é negro, se identifica como de direita e já defendeu que não existe racismo “estrutural” no Brasil – chegou a dizer a decisão da empresa é “racismo” contra brancos.

Camargo acumula polêmicas no cargo por conta de frequentes ataques ao movimento negro, às cotas raciais e a símbolos da luta negra no Brasil, como o próprio escravo fugido Zumbi dos Palmares, que dá nome ao órgão.

A Fundação Cultural Palmares foi criada em 1988 para promover e preservar os valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.

O anúncio da Magalu foi exaltado nas redes sociais, mas uma parcela de internautas chegou a falar, como Camargo, em “racismo reverso”, termo usado para descrever atos de discriminação e preconceito feitos por minorias raciais contra indivíduos pertencentes à maioria racial.

Alguns usuários chegaram a fazer piada sobre o assunto.

A maioria dos comentários, por outro lado, foi parabenizando a decisão da empresa.

Como será o programa

“O objetivo do Magalu com o programa é trazer mais diversidade racial para os cargos de liderança da companhia, recrutando universitários e recém-formados de todo Brasil, no início da vida profissional”, diz a empresa.

Serão aceitos candidatos formados entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020, em qualquer curso superior.

A varejista informou que conhecimento em língua inglesa e experiência profissional não estão entre os pré-requisitos para a seleção.

A única condição é ter disponibilidade para se mudar para São Paulo. Caso o selecionado seja de outra cidade, receberá um auxílio-mudança.

O salário é de R$ 6,6 mil, com benefícios e bônus de contratação de um salário.

Atualmente, o Magazine Luiza tem 53% de pretos e pardos em seu quadro de funcionários, mas apenas 16% deles ocupam cargos de liderança.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?