Mafioso italiano é transferido para o DF e deve ficar na Papuda
Rocco Morabito está entre os 10 mafiosos mais perigosos da Itália. Ele estava foragido desde 2019, quando fugiu da prisão no Uruguai
atualizado
Compartilhar notícia
O mafioso italiano Rocco Morabito, conhecido como “rei da cocaína”, preso na Paraíba na noite de segunda-feira (24/5), foi transferido para o Distrito Federal. Ele desembarcou na capital do país na tarde desta terça-feira (25/5) e deve ficar no Complexo Penitenciário da Papuda.
Rocco Morabito está entre os 10 mafiosos mais perigosos da Itália. Ele estava foragido desde 2019 e acabou sendo preso pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) enquanto estava em um hotel de João Pessoa.
Veja fotos da chegada:
A decisão sobre a unidade penitenciária em que ele deve aguardar os trâmites da extradição é da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o processo é sigiloso. Contudo, a expectativa é de que ele fique na Papuda, já que se trata de um crime federal e a instituição conta com uma ala específica para esses casos.
Nesta terça, a Polícia Federal concedeu uma entrevista coletiva falando sobre a prisão. Rocco é integrante da ‘Ndrangheta, uma associação mafiosa da Itália considerada uma das mais perigosas do mundo, estando envolvida em crimes de tráfico de drogas, de armas, de pessoas e também lavagem de dinheiro.
Morabito é procurado pela polícia italiana desde a década de 1990. Em 2017, ele foi preso no Uruguai, após investigações conjuntas entre polícias de vários países, mas fugiu da cadeia dois anos depois. Desde então, a polícia apura a passagem dele por pelo menos três estados brasileiros.