Compartilhar notícia
Um drama que se estende por quase um ano está prestes a chegar ao fim. Um casal de venezuelanos conseguiu no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) recuperar a guarda dos dois filhos enviados à adoção em Blumenau. A decisão saiu na quinta-feira (24/11) e a família aguarda os trâmites burocráticos para retirar os filhos de 1 e 2 anos do abrigo.
A mãe, Yurelys Karina Sam Marquez, desabafou após a decisão: “Deus é grande. Estamos muito felizes”.
Yurelys é uma das mães que integram um movimento 11mães15crianças, criado em julho deste ano. O grupo é formado por mulheres que perderam a guarda dos filhos na Vara da Infância de Blumenau em processos que, segundo elas, têm falhas.
Em alguns dos casos, novos pareceres do Ministério Público de Santa Catarina, em segunda instância, reconhecem que fatos não foram considerados e nem todas as medidas esgotadas antes de tirar os filhos de casa e encaminhar para adoção.
O desembargador Flávio André Paz de Brum, 1ª Câmara Cível do TJSC, destacou na recente decisão que “não consta nos autos qualquer risco efetivo à vida ou integridade física dos bebês, de forma que prevalece o entendimento de que devem ser restabelecidos os vínculos dos pais para com os filhos”.
As crianças foram informadas sobre a volta ao lar na sexta-feira (25/11), durante uma visita dos pais. A permissão para reencontrar os filhos semanalmente foi concedida ao casal em outubro deste ano pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), atendendo a pedido de Habeas Corpus do defensor Albert Silva Lima, da Defensoria Pública de Blumenau.
Para ler mais, acesse o portal NSC Total, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.