metropoles.com

Mãe que matou filhas é transferida para hospital psiquiátrico em Goiás

Mãe confessou ter matado as duas filhas de 6 e 10 anos em Edéia, interior de Goiás; ela estava em um pronto-socorro há 28 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
goias mae mata filhas
1 de 1 goias mae mata filhas - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Goiânia – A mãe que confessou ter matado brutalmente as duas filhas de 6 e 10 anos, em Edéia, no interior goiano, foi transferida para um hospital psiquiátrico de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, neste sábado (29/10). A decisão foi da Justiça de Goiás, que já havia exigido uma vaga para a mulher, sob pena de multa de R$ 10 mil, por dia.

Izadora Alves de Faria estava internada de forma provisória no Pronto-Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc, na capital goiana, desde o dia 1º de outubro, após tentar se matar na unidade prisional onde estava detida. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, a mulher foi transferida do complexo prisional por volta das 10h30 deste sábado, com escolta prisional.

3 imagens
Irmãs foram envenenadas, afogadas e esfaqueadas
Após prisão, mãe foi transferida para hospital psiquiátrico
1 de 3

Segundo juiz, crime foi "repugnante e cruel"

Reprodução/Redes Sociais
2 de 3

Irmãs foram envenenadas, afogadas e esfaqueadas

Reprodução/Redes Sociais
3 de 3

Após prisão, mãe foi transferida para hospital psiquiátrico

Reprodução/Redes Sociais

Ainda de acordo com o órgão, foi necessária autorização judicial para que Izadora fosse transferida, que só foi concedida na sexta-feira (28/10), a noite.

O pedido de transferência de Izadora atende a um pedido da Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO), “que representa legalmente Izadora Alves de Faria, a fim de garantir o seu amplo direito à defesa, em virtude da sua hipervulnerabilidade”.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a vaga aberta na clínica psiquiátrica de Aparecida de Goiânia foi disponibilizada pelo município “mesmo que a cidade não seja pactuada com o município de Edeia” e estando fora de sua competência”.

O pronto-socorro em que Izadora ficou internada durante 28 dias é destinado apenas a avaliação de pacientes e não propriamente a internação.

Crime brutal

As irmãs Maria Alice Alves de Souza Barbosa, de 6 anos, e Lavínia Souza Barbosa, de 10 anos, foram encontradas mortas pelo pai, no dia 27 de setembro. A mãe confessou que envenenou, afogou e esfaqueou as meninas. A mulher foi encontrada horas depois do crime, escondida em uma região de mata. Ela também havia se envenenado e tentado cortar os pulsos.

“Repugnante e cruel”

O juiz de direito Hermes Pereira Vidigal chamou de “extrema crueldade e gravidade” o assassinato de duas irmãs de 6 e 10 anos, praticado pela própria mãe. Ele ainda definiu a forma como se deu o crime como “fria, repugnante e cruel”.

No texto da decisão, o magistrado dimensionou os crimes em palavras. “Deve se ter em mente que os crimes de homicídio qualificado imputado à representada apresentam-se revestidos de extrema crueldade e gravidade, evidenciando uma potencialidade criminosa perigosa para manutenção da paz social, bem assim causou grande comoção na população desta Comarca”, escreveu o juiz em trecho da decisão.

“Vale ressaltar, ainda, que a conduta da autuada é extremamente grave, vez que, em tese, ela, por causa de um suposto relacionamento abusivo de seu companheiro, resolveu tirar a vida das próprias filhas, de forma fria, repugnante e cruel, eis que confessa ter envenenado as crianças, afogadas e eletrocutando-as e, por fim, para certificar que ambas morreriam, desferiu um golpe de faca no peito de cada uma delas. O que evidencia sua periculosidade”, escreveu o magistrado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?