metropoles.com

Mãe perde guarda de filha após levá-la a culto de umbanda

A mãe diz que houve racismo religioso por parte do Conselho Tutelar após perder guarda de filha de 14 anos; caso aconteceu em Minas Gerais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PhotoAlto/Odilon Dimier/Getty
Mãos Mãe
1 de 1 Mãos Mãe - Foto: PhotoAlto/Odilon Dimier/Getty

Em Minas Gerais, uma mãe diz ter perdido a guarda da filha, de 14 anos, após levá-la a um culto de umbanda. Liliane Pinheiro, 37, aponta racismo religioso por parte do Conselho Tutelar.

A filha, que segundo a mãe possui problemas neurológicos, estaria frequentando o centro de umbanda, religião afro-brasileira, desde o início do ano em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Devido às condições neurológicas, a adolescente teria desmaiado na escola. Ao jornal O Tempo, Liliane conta ter sido hostilizada pela coordenação do centro de ensino. “Me disseram ‘olha bem o que você está fazendo com a sua filha'”, lembra.

A direção da escola teria acionado o Conselho Tutelar e, após denúncia ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Liliane perdeu a guarda da filha. A jovem, que passou as últimas semanas em centro de acolhimento, agora está na casa da irmã mais velha.

O coordenador do Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro), Hélio Silva Jr, acompanha o caso. Ele afirmou ao Metrópoles que o caso desrespeita a lei, já que não houve esforços para manter a filha com a responsável.

“Uma criança foi colocada em abrigo sem decisão judicial, sem parecer psicológico, sem a escuta da mãe, sem a escuta qualificada da menina, apenas com a especulação do conselheiro tutelar”, observa o especialista.

Para Silva Jr, o caso expõe racismo religioso contra o exercício da religião de matriz africana.

O Metrópoles tentou contato com o Conselho Tutelar de Ribeirão das Neves por ligação telefônica, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?