metropoles.com

Mãe luta na Justiça para obrigar filho a fazer tratamento

Sem esperança, jovem não quer se tratar. Ele sofre de uma doença crônica nos rins

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/O Popular
jospe
1 de 1 jospe - Foto: Reprodução/O Popular

A professora Edina Maria Alves Borges, de 55 anos, iniciou uma batalha judicial contra o próprio filho, José Humberto Pires de Campos Filho, de 22, para obrigá-lo a submeter-se a sessões de hemodiálise.

“É egoísmo uma mãe querer que o filho não desista de viver? Acho que não. Eu faria isso por qualquer pessoa, mesmo que não fosse meu filho”, disse em reportagem ao Estadão. O rapaz, que mora em Trindade (Goiás), sofre de uma doença crônica que impede o funcionamento dos rins. Sem querer tentar o transplante e resistir a fazer hemodiálise, Edina só viu na justiça uma saída. “Ele decidiu morrer e acha que é um direito. Como mãe, só quero que ele lute pela vida dele.”

Esse, inclusive, foi o argumento de Edina ao juiz, quando conseguiu a interdição parcial do filho para obrigá-lo, ao menos, a fazer a hemodiálise. A decisão foi baseada em uma perícia feita pela Junta Médica do Tribunal de Justiça de Goiás, que atestou que ele tem “total capacidade de entendimento”, mas “imaturidade afetiva e emocional”, o que tornaria parcial sua capacidade de tomar decisões.

José Humberto, no entanto, defende estar ciente da sua decisão.”Sei o que é melhor para mim. E o melhor é viver do jeito que vivia antes, e era feliz. Se não vou viver feliz, prefiro morrer”, disse.

Humberto está obedecendo a decisão da justiça de fazer hemodiálise, mas não desistiu de lutar para derrubar a liminar. “É um tratamento insuportável, contínuo. E não cura, será pelo resto da vida. Sinto muita dor, passo muito mal, saio da máquina superdebilitado. Não quero isso para minha vida. Não compensa viver assim. É melhor que seja do meu jeito. Vou brigar por esse direito.”

Com informações do jornal O Popular

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?