Mãe e filha são indiciadas após jogarem filhotes pela janela de carro
Além dos filhotes, elas foram flagradas jogando uma cadela pela janela do veículo. Um dos filhotes não sobreviveu
atualizado
Compartilhar notícia
Mãe e filha, de 53 e 26 anos, foram indiciadas pela Polícia Civil por crime ambiental nesta terça-feira (14/9), em Novo Hamburgo, município do Rio Grande do Sul. Elas foram presas no domingo (12/9), depois de serem flagradas jogando uma cadela e cinco filhotes pela janela de um carro. Um dos filhotes não sobreviveu.
O delegado Ivair Matos Santos, titular da 2ª Delegacia de Policia e responsável pela investigação, explica que “elas respondem por maus-tratos de animais, qualificado por ter ocorrido contra cachorro. O crime pode gerar pena de até cinco anos, podendo ser aumentada de 1/6 a 1/3 por causa da morte de um dos animais”.
De acordo com o G1, as duas ficaram presas na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba. Entretanto, na noite de segunda-feira (14/9), elas foram liberadas depois de decisão judicial e responderão pelo crime em liberdade.
Crime flagrado
A Polícia Civil informou que moradores do bairro Lomba Grande, onde o crime foi cometido, flagraram as mulheres jogando os animais pela janela do automóvel. Os moradores abordaram as duas na Estrada do Quilombo e entraram em contato com a Brigada Militar (BM).
Elas foram detidas em flagrante pelos agentes e encaminhadas à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Inicialmente, durante depoimento prestado, mãe e filha negaram que tivessem jogado os animais pela janela. Mais tarde, entretanto, confessaram o crime.
“Elas disseram que não queriam os filhotes, mas queriam ficar com a cadelinha. Foi uma grande irresponsabilidade. Elas poderiam ter procurado o canil municipal. Poderiam ter feito a castração da cadelinha. Decidiram agir como agiram e, agora, serão punidas”, afirma o delegado Santos.
A cadela e os quatro filhotes que sobreviveram estão sob os cuidados do Canil Municipal de Novo Hamburgo e devem ficar disponíveis para adoção.
A Brigada Militar recebe denúncias de maus-tratos contra animais pelo telefone 190. Também é possível contatar as prefeituras das cidades, que contam com secretarias de meio ambiente.