Mãe de lutador de jiu-jítsu assassinado: “Tá faltando um pedaço de mim”
Fatima Lo prestou homenagem ao filho em uma rede social na manhã desta segunda. “Você foi um presente de Deus na minha vida”, escreveu
atualizado
Compartilhar notícia
Fatima Lô, mãe do campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo, de 33 anos, morto após ser baleado na cabeça na madrugada de domingo (7/8), pelo policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo, prestou homenagem ao filho em uma rede social na manhã desta segunda-feira (8/8).
“Meu herói, lindo da mãe! Você foi um presente de Deus na minha vida. Vou sentir tanto a sua falta, tá faltando um pedaço de mim”, escreveu no Instagram.
A publicação traz uma ilustração do lutador subindo ao céu sob aplausos.
Ver essa foto no Instagram
“Te amo eternamente filho amado. Guardarei as lembranças boas que foram muitas. Você fazia eu me sentir a mãe mais amada do mundo. Muito obrigada pelo seu amor, seu cuidado. Te amo muito, saudade eterna”, finalizou ela.
O atleta Leandro Lo foi baleado em um show no Esporte Clube Sírio, na Avenida Indianópolis, bairro da Saúde, na zona sul da capital paulista.
“Testemunhas informaram que houve uma discussão entre os dois, e o policial realizou um disparo contra a vítima”, disse a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) em nota enviada ao Metrópoles.
O homem suspeito de ter atirado contra Lo foi preso. Segundo a SSP-SP, o policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo, 30 anos, se apresentou à Corregedoria da PM. O lutador teve morte cerebral, segundo advogado da família.
“PM também era do jiu-jítsu”
A mãe de Leandro disse que o policial militar que atirou e matou seu filho também era praticante da arte marcial, conhecia o atleta e provocou a confusão.
“Ele era lutador na vida; nos tatames ele só trouxe alegria para a gente. Muito preocupado com a família. Ele era a alegria em pessoa, e uma pessoa que fez isso com ele… E a pessoa conhecia ele, porque era do jiu-jítsu também, e acabou acontecendo. A pessoa já foi para isso, só que a gente não sabe o porquê. Ele provocou uma confusão, gente, justamente para o Leandro reagir, e nessa ele tirou a vida do meu filho”, disse Fátima em entrevista à TV Globo.
Um vídeo chocante mostra o desespero de pessoas que tentavam abrir caminho para que as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros conseguissem transportar o lutador, que estava imobilizado em uma maca. Uma mulher chegou a perder o equilíbrio ao tentar ajudar.
Veja vídeo do resgate do lutador:
Quem era Leandro Lo
Leandro Lo conquistou o Campeonato Mundial de jiu-jítsu oito vezes, por cinco categorias diferentes, além de outros oito títulos no Pan-Americano e Campeonato Brasileiro. Ele estava em meio à preparação para outro campeonato que disputaria na próxima sexta-feira (12/8), em Austin, Texas, nos Estados Unidos.
Lo nasceu no dia 11 de maio de 1989, na Zona Oeste da capital, e iniciou em seu esporte preferido com 14 anos, sob a tutela do professor Cicero Costha, no Projeto Social Lutando pelo Bem. Foi ali que alcançou a sua faixa preta, mas já competia antes mesmo da especialização.
Ele teve 268 vitórias e apenas 39 derrotas, sendo somente 10 delas por finalização. Na Copa Pódio, manteve uma invencibilidade por dois anos, entre 2011 e 2013. Recentemente, o lutador postou em suas redes sociais celebrando o aniversário de sua primeira conquista mundial, em 2012, após conquistar mais uma vez o topo do planeta neste ano.
“O primeiro [título] é a sensação de conseguir ser campeão mundial, esse foi eu ainda consigo ser campeão mundial, as duas melhores sensações da minha vida. Obrigado todos que estão sempre comigo na alegria na tristeza!”, postou Lo.