Mãe Bernadete recebe homenagem antes de enterro na Bahia
Yalorixá Mãe Bernadete foi executada a tiros, na noite de quinta-feira (17/8), no quilombo Pitanga dos Palmares, na Bahia
atualizado
Compartilhar notícia
Maria Bernadete Pacífico, líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, na Bahia, foi homenageada, na manhã deste sábado (19/8), com uma grande celebração nas ruas de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (BA).
Simpatizantes, amigos e familiares fizeram uma caminhada com ritual candomblecista, samba e homenagens à yalorixá, de 72 anos, conhecida como Mãe Bernadete. A mobilização ocorreu antes do enterro realizado no Cemitério Ordem Terceira de São Francisco, na Baixa de Quintas.
O caixão foi colocado em um caminhão do Corpo de Bombeiros e coberto com a bandeira da Bahia.
A yalorixá e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho foi assassinada a tiros na noite de quinta-feira (17/8), dentro do Quilombo Pitanga dos Palmares.
O corpo de Mãe Bernadete foi velado na tarde de sexta-feira (18/8) e contou com a presença de líderes religiosos e autoridades do governo da Bahia.
Crime contra Mãe Bernadete
Segundo informações preliminares, criminosos invadiram o quilombo enquanto Mãe Bernadete e três netos dela assistiam à televisão e a executaram a tiros.
O crime ocorreu seis anos após a morte do filho Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho do Quilombo, então liderança quilombola da comunidade Pitanga dos Palmares.
A Polícia Federal investiga o crime.