metropoles.com

Mãe acusa escola estadual de excluir filho autista em São Paulo

Mãe alega que a instituição pediu duas vezes que ela fosse buscar o menino de 11 anos, porque não tinha ninguém para cuidar dele

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Escola Estadual Victor Oliva, em São Paulo, chegou usar foto do menino autista, 11 anos, para celebrar a inclusão
1 de 1 Escola Estadual Victor Oliva, em São Paulo, chegou usar foto do menino autista, 11 anos, para celebrar a inclusão - Foto: Reprodução

São Paulo – Amanda Cristina de Souza Olivo acusou a Escola Estadual Victor Oliva, na Vila Ida, em São Paulo, de excluir o filho, um menino autista de 11 anos. Segundo a mãe, duas vezes na semana passada a instituição de ensino pediu para que buscasse o garoto mais cedo alegando que não havia nenhum funcionário que pudesse cuidar dele.

“Fiquei meio chocada, não estava acreditando que estava acontecendo isso”, disse Amanda para o G1. A mãe afirmou que o pedido foi feito pela diretora da escola por meio do WhatsApp, mas que a profissional apagou as mensagens antes que ela pudesse  salvá-las.

A Secretaria Estadual da Educação afirmou que o menino está em fase de adaptação às aulas presenciais e que “recebeu os cuidados necessários”. O órgão também alegou que o estudante “estaria muito agitado” e por isso a mãe foi chamada. A pasta disse lamentar pela situação e repudiar “qualquer atitude de exclusão”.

Recorrência

Amanda relatou que o filho está nesta escola apenas há três meses e que não é a primeira vez que enfrenta dificuldades para que o menino seja bem recebido. “Estou cansada de passar por isso”, disse a mãe que pretende pedir na Justiça indenização por constrangimento.

No fim de setembro, a Escola Estadual Victor Oliva até chegou a usar uma foto do menino autista para promover a inclusão.

“A inclusão é algo sério e necessário, não é um desejo de aprender e sim uma realidade que precisa acontecer. Não existe manual individual, existe sensibilidade para cada caso e empatia. Abrace as diferenças e seja melhor todos os dias da sua vida”, escreveu o colégio no Facebook. A publicação recebeu vários comentários nesta terça-feira (12/10) criticando a postura da Escola Estadual Victor Oliva.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?