metropoles.com

Maduro defende entrada da Venezuela nos Brics: “Só unidos avançaremos”

Presidente da Venezuela está em Brasília para Cúpula de presidentes da América do Sul. Maduro teve encontro bilateral com Lula na segunda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida mostra Lula e Maduro se encontram antes da cúpula dos países sul-americanos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Lula e Maduro se encontram antes da cúpula dos países sul-americanos - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, defendeu, nesta terça-feira (30/5), a entrada do país no grupo dos Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O ditador venezuelano se manifestou após declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que afirmou ser “pessoalmente” favorável à entrada do país vizinho ao bloco.

“Se a Venezuela gostaria de fazer parte dos Brics? Claro que queria! De forma modesta, acompanharíamos os cinco países que a compõem, promovendo a construção da nova arquitetura geopolítica global que está nascendo. Só unidos avançaremos rumo ao desenvolvimento dos povos”, escreveu Maduro nas redes sociais.

Veja:

Lula e Maduro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez esforços nessa segunda-feira (29/5) para legitimar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Por iniciativa do petista, o Brasil está reativando seus laços diplomáticos e econômicos com a Venezuela, após um afastamento total entre os dois países durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Após agenda bilateral com Maduro, Lula defendeu que os países sul-americanos precisam negociar em bloco com o resto do mundo e se disse favorável à entrada da Venezuela no bloco dos Brics.

“Se perguntar a minha vontade, eu sou favorável”, disse o presidente brasileiro, em resposta a uma jornalista venezuelana. Lula disse ainda, porém, que um pedido oficial teria que ser feito ao bloco e votado pelos demais países. “Não depende só da vontade do Brasil de entrar nos Brics, mas de todos”.

Maduro agradeceu e disse que o grupo dos Brics “é o grande ímã dos que querem um mundo diferente”.

O venezuelano, que faz nesta segunda sua primeira visita ao Brasil desde 2015, é um dos convidados para a cúpula de chefes de Estado de países sul-americanos, que acontece nesta terça-feira (30/5) no Palácio Itamaraty.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?