Maduro comemora novo mandato de Lula como presidente
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, classificou a posse de Lula como uma nova onda de libertação que percorre o país
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, usou o Twitter, neste domingo (1°/1) para comemorar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República. “Uma nova onda de libertação percorre a Pátria Grande, abrindo caminhos de avanço geopolítico para projetos sindicais sul-americanos”, afirmou.
Confira a postagem:
Felicito con alegría la Toma de Posesión de nuestro compañero @LulaOficial, como Presidente de Brasil. Una nueva ola liberadora recorre la Patria Grande, abriendo caminos de avance geopolítico para los proyectos de unión suramericana. ¡Nuestro abrazo a Lula y al pueblo brasileño! pic.twitter.com/Lv0z4jCoM1
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) January 1, 2023
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) havia liberado a vinda de Maduro ao Brasil por meio de portaria interministerial, publicada na última sexta-feira (30/12). A publicação revogou outro instrumento que impedia a entrada no Brasil de altos funcionários do governo Maduro.
Mesmo com a permissão, o ditador venezuelano decidiu não comparecer à posse. Como mostrou a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, a empresa responsável pelo abastecimento do avião avaliou que haveria um risco grande de não conseguir reabastecer o tanque de combustível para voltar a Caracas.
Celebrações ao novo governo
A cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva para seu terceiro mandato presidencial começou no início da tarde deste domingo (1º/1), em Brasília, com a Praça dos Três Poderes. Diversos chefes de estado comemoraram o evento.
“Amanhece um novo dia na América do Sul”, afirmou a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, sobre o evento. O presidente da Argentina, Alberto Fernández, usou o Twitter para classificar o terceiro mandato do petista como um “sonho que se tornou realidade”.