metropoles.com

Madrinha Janja: entenda tradição do batismo de submarinos

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, será madrinha do submarino Tonelero, inaugurado nesta quarta por Lula e Macron

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida do submarido Tonelero - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do submarido Tonelero - Metrópoles - Foto: Divulgação

Ocorre nesta quarta-feira (27/3) a cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino Tonelero, da Marinha brasileira, que terá como madrinha a primeira-dama, Janja Lula da Silva. A solenidade será em Itaguaí, no Rio de Janeiro, e conta com a presença dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da França, Emmanuel Macron.

A cerimônia celebra a construção do terceiro submarino de propulsão diesel-elétrica (S-BR) no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), parceria entre Brasil e França.

De acordo com a Marinha, o batismo é uma tradição dentro da atividade naval, que remete a rituais vikings, romanos, gregos e babilônios. Tradicionalmente, a embarcação é batizada por uma madrinha e recebe seu nome oficial antes de ser submergido ao mar.

Em 2018, a então primeira-dama, Marcela Temer, esposa de Michel Temer (MDB), apadrinhou o submarino Riachuelo, primeiro do Prosub. É de praxe da cerimônia que as madrinhas estourem um espumante para a embarcação.

Veja:


O segundo submarino da iniciativa, inaugurado em 2020, teve como madrinha a esposa do então Ministro da Defesa de Jair Bolsonaro (PL), Fernando Azevedo e Silva, Adelaide Chaves Azevedo e Silva. A embarcação foi chamada de Humaitá. Na época, a primeira-dama Michelle Bolsonaro não participou da cerimônia.

No século XIX, a Rainha Vitória da Inglaterra deu o ponta pé inicial para a participação de mulheres em eventos de lançamento de navios. Já no Brasil, a primeira-dama Darcy Vargas, esposa do presidente Getúlio Vargas, batizou o monitor Parnaíba, mais antigo navio de guerra em atividade na Marinha brasileira.

3 imagens
Submarino Tonelero marca a cooperação entre o Brasil e a França
Janja com auxiliares em visita à Praça dos Três Poderes
1 de 3

A primeira-dama do Brasil, a socióloga Janja Lula da Silva, será madrinha do submarino Tonelero

Divulgação
2 de 3

Submarino Tonelero marca a cooperação entre o Brasil e a França

Reprodução
3 de 3

Janja com auxiliares em visita à Praça dos Três Poderes

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Por que Tonelero

O nome Tonelero tem relação com uma operação da Marinha Imperial durante a Guerra do Prata, entre 1851 e 1852. Nela, embarcações brasileiras atravessaram, sob ataque do Exército da Confederação Argentina, o Passo de Tonelero, levando tropas brasileiras à província de Entre Rios.

Todos os submarinos desenvolvidos pelo Prosub recebem nomes em referência a batalhas vencidas pelas Marinha no passado. Os submarinos Riachuelo e Humaitá fazem referência à Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870).

Macron no Brasil

Lula e Macron chegaram ao Rio de Janeiro na noite de terça-feira (26/3), após cumprirem compromissos em Belém. Na manhã de quarta-feira (27/3), os chefes de Estado partirão de helicóptero do Forte de Copacabana para o município de Itaguaí (RJ).

A principal agenda das autoridades no Rio é a inauguração do submarino Tonelero.

Após a solenidade, o presidente brasileiro retornará a Brasília, enquanto o líder francês terá compromissos com empresários em São Paulo, seguido por um jantar com representantes da cultura do Brasil.

Na quinta-feira (28/3), Lula e Macron se encontram novamente, desta vez em Brasília. Eles terão conversas bilaterais no Palácio do Planalto e seguirão para o Itamaraty para um almoço. De tarde, o presidente francês visitará o Congresso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?