metropoles.com

Macron quer produzir a própria soja: “Depender da brasileira endossa desmatamento”

Presidente da França quer produzir soja na Europa, alegando que seguir comprando do Brasil seria apoiar derrubada da Floresta Amazônica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rita Franca/NurPhoto via Getty Images
Emannuel Macron
1 de 1 Emannuel Macron - Foto: Rita Franca/NurPhoto via Getty Images

O presidente da França, Emmanuel Macron, voltou a atacar o desmatamento na Amazônia brasileira, e apelou aos europeus para que passem a produzir sua própria soja, pois comprar a brasileira não seria coerente.

“Continuar a depender da soja brasileira é endossar o desmatamento na Amazônia. Somos coerentes com nossas ambições ecológicas, vamos lutar para produzir soja na Europa”, escreveu o presidente francês no Twitter, onde é seguido por 6,5 milhões de perfis. Veja a postagem, em francês:

As palavras de Macron seguem ações concretas de seu governo. Ainda no fim do ano passado, a França se comprometeu com seus agricultores a aumentar em 40% as áreas destinadas a cultivar plantas ricas em proteína, com a soja.

“Quando importamos a soja produzida a um ritmo rápido a partir da floresta destruída no Brasil, nós não somos coerentes”, afirmou Macron no vídeo que acompanha a postagem. “Precisamos da soja brasileira para viver? Vamos produzir soja europeia ou equivalente”, completou.

Os atritos entre o presidente francês e o governo brasileiro em relação à gestão florestal começaram junto com o governo de Jair Bolsonaro, em 2019.

Em agosto do primeiro ano da gestão Bolsonaro, por exemplo, o francês disse esperar que o Brasil volte a ter um “presidente à altura do cargo”. Na época, Bolsonaro acusou o francês de “disfarçar” as suas intenções em relação à Amazônia e tratar o Brasil como “terra de ninguém”.

6 imagens
Presidente Jair Bolsonaro
Presidente da França, Emmanuel Macron
“Quando se trata de não vacinados, eu realmente quero incomodá-los. E vamos continuar a fazer isso até o fim. Essa é a estratégia”, disse Macron ao jornal Le Parisien
Macron afirma que a França está sempre pronta para a diplomacia, mas não hesitaria em impor consequências no caso de uma guerra
1 de 6

Presidente da República, Jair Bolsonaro, posa para foto com a atual presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Foto: Marcos Corrêa/PR
2 de 6

Reprodução
3 de 6

Presidente Jair Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 6

Presidente da França, Emmanuel Macron

JASON DECROW/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
5 de 6

“Quando se trata de não vacinados, eu realmente quero incomodá-los. E vamos continuar a fazer isso até o fim. Essa é a estratégia”, disse Macron ao jornal Le Parisien

Rita Franca/NurPhoto via Getty Images
6 de 6

Macron afirma que a França está sempre pronta para a diplomacia, mas não hesitaria em impor consequências no caso de uma guerra

Reprodução/Youtube
Desmatamento na Amazônia

Alertas de desmatamento na Floresta Amazônica tiveram um aumento de 14% em dezembro de 2020, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos Espaciais (Inpe). Informações do sistema Deter mostram que foram 216 km² de áreas de mata devastadas.

Com os números de janeiro a dezembro fechados, o Inpe mapeou um desmatamento de 8.426km² no bioma no ano passado. Os dados referem-se ao segundo pior índice do Deter, que começou a operar em 2015, perdendo apenas para 2019, ano em que o desmatamento e as queimadas na Amazônia repercutiram em todo o mundo.

Esperando o Itamaraty

A reportagem escreveu ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil pedindo um posicionamento do Brasil sobre as palavras do presidente francês, mas não recebeu resposta até o fechamento deste texto. O espaço está aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?