Macron parabeniza Lula por vitória: “Unir nossas forças”
Presidente francês escreveu sobre “renovar o vínculo de amizade” entre França e Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da França, Emmanuel Macron, foi um dos primeiros líderes mundiais a parabenizar a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022 no Brasil.
“Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, escreveu Macron.
Parabéns, caro @Lulaoficial, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) October 30, 2022
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a vitória de Lula às 19h57 deste domingo (30/10), com 98,81% das urnas apuradas. O petista derrotou o atual presidente que tentava a reeleição, Jair Messias Bolsonaro (PL), que teve 49,12% dos votos válidos.
Bolsonaro e Macron tiveram desentendimentos nos últimos anos. O atual presidente brasileiro já fez declarações ofensivas contra a esposa do presidente francês em 2019, após discordâncias sobre a Amazônia.