Macron chega ao Planalto e segue para reunião bilateral com Lula
Durante passagem por Brasília, Lula e Macron fazem reunião bilateral no Planalto e almoçam no Itamaraty
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da França, Emmanuel Macron, desembarcou em Brasília na manhã desta quinta-feira (28/3) para o último dia de agenda no país. O líder francês foi recepcionado pelo chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto.
Os chefes de Estado participam de reunião bilateral que será seguida de uma cerimônia de assinatura de acordos entre os dois países.
Durante o encontro, devem ser discutidas questões relacionadas à presidência do Brasil no G20, a reforma das instituições de governança global, como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), e os conflitos em curso na Faixa de Gaza e na Ucrânia.
Também há a expectativa de que Lula e Macron conversem sobre o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE). As negociações estão travadas, sobretudo, pela resistência do líder francês. Em um evento em São Paulo, nessa quarta-feira (27/3), o presidente francês voltou a criticar o texto.
“Não quero dizer besteira, mas o Mercosul, tal como está sendo negociado atualmente, vai ser um péssimo acordo para vocês e para nós também, porque foi negociado há 20 anos”, disse o presidente francês.
Após a reunião, os líderes fazem uma declaração conjunta à imprensa e, depois, seguem para um almoço no Palácio do Itamaraty.
Macron encerra a visita ao Brasil em um encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, previsto para às 16h15.
No Planalto
A recepção começou com o desembarque do presidente francês na Praça dos Três Poderes. Ele recebeu as honras civis ao som de A Chegada dos Candangos, terceiro movimento de Brasília: Sinfonia da Alvorada, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, composta em 1959.
A canção foi executada pela jovem Orquestra Maré do Amanhã – diretamente do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro – e pelo coro Madrigal de Brasília. Os jovens ainda tocaram Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e o Rap da Felicidade, de Cidinho & Doca.
A cerimônia foi prestigiada pelos ministros de Lula. Estavam presentes Nísia Trindade (Saúde), José Múcio (Defesa), Camilo Santana (Educação), Mácio Macêdo (Secretaria da Presidência), André Fufuca (Esporte), Marina Silva (Meio Ambiente), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Paulo Pimenta (Comunicação) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Ricardo Lewandowski (Justiça) , Mauro Vieira (Relações Internacionais).
O comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen; o Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Celso Amorim; e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, também estavam presente.
Visita ao Brasil
Macron chegou ao Brasil na última terça-feira (26/3) para cumprir uma série de agendas, passando por quatro cidades. O presidente francês desembarcou em Belém, sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025.
Na ocasião, ele celebrou acordos relacionados ao Meio Ambiente, ao lado do presidente Lula, e condecorou o líder indígena cacique Raoni com a medalha da Legião de Honra, a mais alta honraria francesa.
Na quarta, Macron e Lula participaram da cerimônia de inauguração do submarino Tonelero, fruto da parceria entre Brasil e França no programa Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
Por fim, Macron foi a São Paulo participar de um fórum econômico com o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSD), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).