metropoles.com

Maconha: STJ aplica decisão do STF que diferencia usuário e traficante

Em junho deste ano, o STF decidiu pela descriminalização do porte de maconha para consumo individual

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/ Metropoles
Planta da maconha cannabis - Metrópoles
1 de 1 Planta da maconha cannabis - Metrópoles - Foto: Aline Massuca/ Metropoles

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aplicou, pela primeira vez, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que descriminalizou o porte de maconha para uso próprio dentro do limite de 40 gramas.

A decisão unânime foi aplicada pela Sexta Turma do STJ em um caso no qual foi extinta a pena de um homem que havia sido condenado a seis anos por tráfico. No caso em questão, policiais o viram fumando em um beco. Ele também portava 23 gramas de maconha.

Com a deliberação da Corte, o caso vai ser encaminhado à primeira instância. Ela deve aplicar as medidas administrativas previstas em lei. As possibilidades são advertência sobre o uso de droga e a obrigatoriedade da presença em curso educativo.

Em junho deste ano, o STF decidiu pela descriminalização do porte de maconha para consumo individual. Com a deliberação, o uso da droga não é mais considerado crime e passa a ser tratado como um ilícito administrativo.

Para diferenciar traficante de usuário, os ministros da Corte suprema estabeleceram limite de 40 gramas. O julgamento do caso foi iniciado havia nove anos.

A decisão do STF não foi unânime. Votaram para que o porte de maconha não seja crime, mas sim ato ilícito administrativo os ministros: Gilmar Mendes (relator do caso), Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Rosa Weber (já aposentada), Luiz Fux e Cármen Lúcia. Pela criminalização, votaram: André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Cristiano Zanin.

* Com informações da Agência Brasil

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?