metropoles.com

Em posse, Macaé diz que “Ministério dos Direitos Humanos está de pé”

A ministra Macaé Evaristo assumiu a pasta após demissão de Silvio Almeida por denúncias de assédio sexual. Caso foi revelado pelo Metrópoles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida da ministra Macaé Evaristo em posse no Planalto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da ministra Macaé Evaristo em posse no Planalto - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, toma posse nesta sexta-feira (27/9) em solenidade no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cerimônia começou às 11h50.

Lula foi recebido pela plateia com gritos de “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”, bordão de campanha. Em seguida, os presentes gritaram o nome de Macaé.

Lula e a nova ministra subiram, então, em um palanque composto apenas por outras mulheres, como a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e as seguintes ministras: Cida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial), Marina Silva (Meio Ambiente), Nísia Trindade (Saúde) e Esther Dweck (Gestão e Inovação).

Para começar a cerimônia, a escritora Conceição Evaristo, prima de Macaé, leu algumas palavras.

5 imagens
Presidente Lula durante a cerimônia
Macaé Evaristo ao lado de Lula
Anielle Franco durante a cerimônia
Presidente Lula prestigiando Macaé
1 de 5

Cerimônia de posse da Ministra de Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 5

Presidente Lula durante a cerimônia

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 5

Macaé Evaristo ao lado de Lula

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 5

Anielle Franco durante a cerimônia

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 5

Presidente Lula prestigiando Macaé

Hugo Barreto/Metrópoles

Em discurso, Macaé agradeceu o convite de Lula. “Tomo posse como ministra sem perder de vista que a minha maior credencial é ser uma pessoa absolutamente comum. Ser mulher preta, professora, do interior de MG, de BH, cidade que me acolheu, de uma família chefiada por mulher negra e professora”, afirmou.

“O senhor (Lula) me delega um desafio gigantesco. A primeira pergunta que a gente faz é o que é o tal dos direitos humanos? Muita gente tem uma concepção que DH é uma coisa de quem defende bandido, e a gente tem um desafio fundamental para construir a ação desse ministério”, destacou.

A nova ministra assumiu o posto de Silvio Almeida, demitido após denúncias de assédio sexual. Entre as vítimas estaria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. O caso foi revelado pelo Metrópoles.

Veja aqui a cerimônia de posse:

Macaé foi nomeada em 9 de setembro e, desde então, vem cumprindo agenda no ministério.

Professora e assistente social, Macaé se elegeu em 2022 para o primeiro mandato como deputada estadual (PT-MG). Pioneira, ela foi a primeira mulher negra a ocupar as secretarias de Educação de Belo Horizonte e do estado.

Também integrou o governo federal, entre 2013 e 2014, como titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação (MEC).

Mudanças

Após assumir a pasta, a ministra fez mudanças na equipe. A ouvidora Luzia Cantal e o então secretário da Criança e do Adolescente, Cláudio Vieira da Silva, foram exonerados do cargo.

Conforme a coluna Igor Gadelha, do Metrópoles, Macaé também definiu os nomes que assumirão a secretaria-executiva e a chefia do gabinete da ministra na pasta.

Trata-se de Janine Mello, secretária adjunta de Políticas Sociais da Casa Civil, e Lene Teixeira (PT), ex-vereadora de Minas Gerais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?