MA: indígena Guajajara é encontrado morto e lideranças cobram justiça
É a segunda morte de um indígena na região em menos de uma semana. A ministra Sonia Guajajara vai convocar uma audiência para apurar casos
atualizado
Compartilhar notícia
O indígena Valdemar Guajajara foi encontrado morto na cidade de Amarante do Maranhão, que faz fronteira com a Terra Indígena (TI) Arariboia, na manhã desse sábado (28/1).
Segundo o Conselho Indígena Missionário (Cimi) do Maranhão, Valdemar, que era da aldeia Nova Viana, foi encontrado com “marcas que indicam que ele tenha sido brutalmente assassinado”.
O Metrópoles questionou a Secretaria de Segurança Pública do estado sobre o caso, mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.
É a segunda morte de um indígena Guajajara no estado em menos de uma semana. Na quarta-feira (25/1), próximo à Terra Indígena Cana Brava, o corpo de José Inácio Guajajara foi encontrado com marcas de tiros.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, lamentou as mortes em um post nas redes sociais. Ela afirmou que a pasta vai convocar uma audiência pública para cobrar esclarecimentos e a punição de eventuais culpados.
“Esses crimes devem ser apurados e os autores devem ser responsabilizado para romper o ciclo de violência contra nós indígenas”, disse.
Recebemos hoje a notícia de mais um brutal assassinato na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. A vítima é Valdemar Guajajara que aparentemente foi morto a pauladas e pedradas. Essa já é a segunda morte de indígena Guajajara em apenas uma semana.
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) January 29, 2023