Lygia Fagundes escondeu idade e morreu 5 anos mais velha. Entenda
Genealogista comprova que a escritora não faleceu aos 98 anos, e sim aos 103
atualizado
Compartilhar notícia
A escritora Lygia Fagundes Telles não morreu aos 98 anos. Falecida em 3 de abril, a brasileira escondia a verdadeira idade — era cinco anos mais velha. No dia de sua morte, Lygia tinha 103 anos, conforme revelou o genealogista Daniel Taddone.
Segundo Taddone, nem mesmo a Academia Brasileira de Letras sabia a real idade da escritora, que completaria 104 anos em 23 de abril. Registrada em um cartório de Santa Cecília, em São Paulo, aos 4 dias de vida, a brasileira nasceu em 1918.
Baseado em uma pesquisa documental sobre o nascimento da escritora, Taddone apresenta registros acerca da origem de Lygia, ressaltando que ela mantinha a real idade no anonimato.
“Algumas pessoas lançaram a hipótese de que ela teria nascimento em 1923 mesmo e usado “registros de uma irmã mais velha que faleceu bebê”. Tal hipótese não se deve descartar completamente, mas é altamente improvável visto que seu pai era um “homem da lei” e sua família era abastada, não tendo nenhuma necessidade de usar o registro de uma irmã mais velha”, diz Taddone.
O genealogista supõe que amigos mais próximos da escritora soubessem de sua idade. Infelizmente, por conta do segredo, Lygia, uma das maiores escritoras do Brasil, não celebrou seu centenário.