metropoles.com

Luziânia faz força-tarefa e campanha nas ruas para conter Covid-19

Cidade está na zona vermelha de contágio do coronavírus. Fiocruz encontrou variante do vírus no município

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Prefeitura Municipal de Luziânia
viatura corpo de bombeiros em luziania
1 de 1 viatura corpo de bombeiros em luziania - Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Luziânia

Na manhã deste sábado (20/2), uma força-tarefa foi formada para alertar e conscientizar a população de Luziânia (GO), cidade do Entorno do Distrito Federal, quanto ao alto índice de contaminação pelo novo coronavírus no município. A iniciativa teve a participação das secretarias municipais de Saúde e de Segurança Pública, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

“Diante da sobrecarga dos serviços de saúde público e privado do município, e também do estado de Goiás, convocamos todas as pessoas a ficarem em casa e cumprirem todos os protocolos de prevenção e controle do combate à Covid-19”, dizia a mensagem propagada aos moradores em um carro de som.

Área vermelha

Luziânia registrou um número significativo de casos e a preocupação aumenta com a circulação da variante do Reino Unido na região. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cepa foi confirmada como uma das mais transmissíveis e a que mais gera ocupação de leitos em hospitais, além de aumentar a mortalidade.

De acordo com o mapa da pandemia, divulgado pela Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), o Entorno está em situação de calamidade, ou seja, na área vermelha de contágio.

Nesse caso, o estado recomenda que os municípios interrompam todas as atividades, exceto as consideradas essenciais, como supermercados e congêneres, farmácias, postos de combustível e serviços de urgência e emergência em saúde.

De forma geral, a orientação é para que as medidas de biossegurança sejam cumpridas corretamente, como o uso de máscara o tempo todo, distanciamento físico, higienização das mãos e não participar de aglomerações.

Reunião

Na última sexta-feira (19/2), os prefeitos de Luziânia, Novo Gama, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás discutiram a adoção de medidas mais restritivas para conter o avanço da Covid-19 na região. O grupo não descarta o lockdown – fechamento total das atividades nos municípios.

Na semana que vem, prefeitos de quatro municípios do Entorno devem se reunir com representantes do Ministério Público e com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para decidir sobre as medidas a serem adotadas.

Ocupação

Segundo informações da Prefeitura de Luziânia, por meio das redes sociais, a taxa de ocupação de leitos municipais destinados a Covid-19, neste sábado (20/2), é de 70%. Dos 30 leitos, 22 estão ocupados. Já para os leitos de enfermaria, a taxa de ocupação é de 62%. Das 43 existentes, 27 estão com pacientes.

Veja: 

Na rede estadual, de acordo com o último boletim da SES-GO, atualizado às 13h, deste sábado, a taxa de ocupação dos leitos de UTI era de 93,04%. Já para enfermaria, era de 58,51%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?