Lupa: foto de Copacabana tomada por apoiadores de Bolsonaro é antiga
A imagem analisada pela agência não foi adulterada, mas é antiga e de 2013. O registro foi feito durante a Jornada Mundial da Juventude
atualizado
Compartilhar notícia
Circula nas redes sociais a foto de uma multidão que ocupa a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e que supostamente teria feito um ato em apoio à candidatura presidencial de Jair Bolsonaro (PSL) no último domingo (30/9). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa imagem fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Copacabana 30/09 hoje tomada Bolsonaro já no 1º turno 17”
Frase que acompanha imagem (aqui, aqui, aqui e aqui) que até as 12h do dia 01 de outubro de 2018 já tinha mais de 489 compartilhamentos no Facebook
A imagem analisada pela Lupa não foi adulterada, mas é antiga: de 2013. O registro foi feito durante a Jornada Mundial da Juventude que reuniu quase um milhão de fiéis para acompanhar o Papa Francisco, na cerimônia de abertura do evento, na praia de Copacabana. É possível, inclusive, identificar o papamóvel em meio ao aglomerado.
De acordo com o G1, apoiadores de Bolsonaro realizaram atos em seu apoio em ao menos 27 cidades como parte do movimento #elesim. O Rio de Janeiro foi uma dessas cidades. Veja algumas fotos aéreas do encontro de Copacabana – e observe que o volume de pessoas é menor do que o da imagem checada pela reportagem:
*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Reportagem: Clara Becker. Edição: Cristina Tardáguila e Leandro Resende