Lula volta a Brasília e se reúne com Múcio após troca no comando do Exército
Presidente Lula voltou de Roraima para se reunir com ministros da Defesa e Casa Civil. Pauta é exoneração de comandante do Exército
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Brasília após visita ao povo Yanomami, em Roraima, no começo da noite deste sábado (21/1) e foi até o Palácio do Planalto. Lula vai se reunir com o ministro da Defesa, José Múcio, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. A pauta é a mudança do comando do Exército Brasileiro.
O general Júlio César de Arruda foi exonerado, neste sábado (21/1), e o substituto escolhido para o cargo é o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.
A demissão acontece um dia após a reportagem do colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles, revelar que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid, operou uma espécie de caixa 2 com recursos em espécie que eram usados, inclusive, para pagar contas pessoais da primeira-dama Michelle Bolsonaro e de familiares dela.
Exclusivo: o caixa 2 de Jair Bolsonaro no Planalto
Segundo apuração do colunista Igor Gadelha, o estopim para a demissão do general Júlio César teria sido a recusa do militar em exonerar o tenente-coronel Mauro Cid do 1º Batalhão de Ações e Comandos, em Goiânia (GO).
A exoneração também ocorre um dia após o presidente ter se reunido com José Múcio e com os comandantes das Forças Armadas. O encontro ocorreu nessa sexta-feira (20/1), em meio à relação tensionada do atual presidente com militares, inflamada pelos atos antidemocráticos na Esplanada dos Ministérios, em 8 de janeiro.
Arruda foi escolhido por Lula para o comando do Exército e assumiu o posto de maneira antecipada e interinamente ao final do ano passado. Antes dele, a cadeira era ocupada por Marco Antônio Freire Gomes.