metropoles.com

Lula visita sede do Inep no primeiro domingo do Enem: “Tudo pronto”

O Enem será aplicado no Brasil inteiro nos dias 5 e 12 de novembro; mais de 3,9 milhões de estudantes se inscreveram na prova

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida mostra o presidente Lula segurando uma camiseta branca cercado por várias pessoas que também vestem uma camiseta branca na sede do Inep - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente Lula segurando uma camiseta branca cercado por várias pessoas que também vestem uma camiseta branca na sede do Inep - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, neste domingo (5/11), primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No Inep, o presidente falou que 100% das escolas onde o Enem está sendo aplicado teriam energia elétrica. As unidades que estiverem sem luz irão contar com o apoio de um gerador.

“Todas as escolas estariam prontas, ou estariam prontas com energia consertada, ou aquela que não tivesse pronta teria gerador”, declarou o petista.

Lula garantiu que, caso alguma escola ainda tenha problema de energia e não consiga realizar a prova, os inscritos no local terão outra data para fazer o Enem.

Esta é a primeira vez que o petista visita o Inep durante a aplicação do Enem. Nos governos passados, Lula não acompanhou as aplicações das provas diretamente do Instituto Anísio Teixeira.

Durante a visita ao Inep, o petista esteve na sala de situação que monitora a aplicação da prova. Também estiveram no instinto o presidente da instituição, Manoel Palacios, o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, e a primeira-dama, Janja.

Cerca de 3,9 milhões de estudantes se inscreveram para realizar o Enem neste ano. A prova é uma das principais formas de ingresso nas universidades e institutos federais.

Luiz Inácio Lula da Silva destacou o crescimento no número de inscritos para a prova.

“Importante salientar que o Enem voltou a crescer. Ele caiu para menos de 3,5 milhões no ano passado e voltou para 3,9 milhões neste ano, numa demonstração do apetite de nossos meninos e meninas voltarem a estudar”.

Neste domingo (5/11), são aplicadas as provas de Linguagens, que inclui português ou espanhol de acordo com a inscrição do candidato, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a redação.

No dia 12 de novembro, os candidatos farão as de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A visita ao Inep acontece em meio a recuperação do presidente Lula de uma cirurgia no quadril. O petista também realizou um procedimento médico nas pálpebras, conhecido como blefaroplastia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?