metropoles.com

Lula visita regiões destruídas por enchentes no RS nesta quinta (6/6)

Lula volta ao RS pela quarta vez desde o início das chuvas que causaram destruição no estado. O presidente tem agendas no Vale do Taquari

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Presidência da República
Imagem colorida de Lula sobrevoando Porto Alegre - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula sobrevoando Porto Alegre - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna ao Rio Grande do Sul (RS) nesta quinta-feira (6/6), em sua quarta visita desde o início da chuvas que assolam o estado. O titular do Planalto irá às cidades de Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas enchentes.

As agendas serão na parte da manhã. Em Cruzeiro do Sul, Lula vai ao bairro Passo de Estrela, onde 650 moradias foram destruídas pelas enchentes. Depois, visita uma cozinha solidária em Arroio do Meio.

O presidente já afirmou, em mais de uma ocasião, que gostaria de visitar todos os municípios afetados pela cheia histórica após a água baixar.

A tragédia no Rio Grande do Sul ultrapassou a marca de um mês, atingindo 476 municípios e mais de 2 milhões de pessoas. Até a manhã dessa quarta-feira (5/6), o estado havia registrado 172 mortes e 41 desaparecidos em meio às inundações.

O governador Eduardo Leite (PSDB) esteve em Brasília, na quarta, onde participou de uma reunião com outros governadores, no Palácio do Planalto. Na ocasião, ele entregou ao presidente um ofício em que sugere a adoção de medidas para evitar demissões, semelhante ao que foi feito na pandemia de Covid-19.

O documento entregue ao presidente aponta uma perda de R$ 22,1 bilhões na economia local. Entre as medidas propostas, estão o pagamento de um benefício emergencial para a manutenção de empregos, a possibilidade de redução da jornada de trabalho e do salário, e a suspensão temporária de contratos de trabalho.

Leite espera uma reunião com Lula para discutir os pontos apresentados.

Retorno ao estado

Lula já visitou o Rio Grande do Sul em três outras ocasiões. No início da tragédia, o chefe do Executivo visitou um abrigo em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre. Também foi nessa visita que ele anunciou o auxílio de R$ 5,1 mil, pago a famílias atingidas pelas enchentes.

Antes, Lula havia visitado a cidade de Santa Maria e a capital Porto Alegre, ao lado de representantes dos Três Poderes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?