Lula visita Pacheco após PT oficializar apoio à presidência do Senado
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita Pacheco para alinhar detalhes do apoio do partido ao senador nas eleições à presidência da casa
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou, nesta quinta-feira (26/1), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD – MG) após o PT oficializar apoio à reeleição do senador à presidência da Casa Alta.
Antes disso, este ano, Lula e Pacheco tinham se encontrado somente na posse presidencial, em 1° de janeiro.
O encontro aconteceu na Residência Oficial de Pacheco, em Brasília, com a presença do deputado e ministro das Relações Institucionais do novo governo, Alexandre Padilha (PT), o senador Jaques Wagner (PT) e o deputado federal José Guimarães (PT). O objetivo da reunião seria retomar conversas para alinhamento do governo com o Senado.
A escolha do novo presidente do Senado será na próxima quarta-feira (1º/2), data em que o ano legislativo tem início. Além de Rodrigo Pacheco, concorre à vaga o senador Rogério Marinho (PL-RN), candidato da oposição ao cargo.
Apoio a Pacheco
A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado Federal oficializou, nesta quinta-feira (26/1), o apoio à reeleição de Rodrigo Pacheco.
A decisão foi comunicada após reunião da bancada nesta manhã, em Brasília. Pacheco assumiu a presidência do Senado e do Congresso Nacional em fevereiro de 2021, no lugar de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
O apoio da sigla à reeleição de Pacheco já havia sido comentado por parlamentares e integrantes do governo. Após eleger quatro senadores nas eleições de 2022, a bancada do PT no Senado terá 8 membros a partir de 2023. O líder da bancada petista será Fabiano Contarato (PT-ES).
Além do PT, o PDT também declarou apoio oficialmente à recondução do senador à presidência da Casa. A decisão foi anunciada na segunda-feira (23/1), após reunião da bancada pedetista em Brasília.