metropoles.com

Lula viaja para Colômbia este mês e deve participar de feira do livro

Lula desembarca na Colômbia, na próxima terça-feira (16/4), para participar da feira do livro de Bogotá e se reunir com Gustavo Petro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva posa para a foto com o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro no Palácio do Itamaraty - Metrópoles
1 de 1 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva posa para a foto com o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro no Palácio do Itamaraty - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará outra viagem pela América Latina, desta vez entre os dias 16 e 17 de abril para a Colômbia. Além de tratar de temas políticos e ambientais, o Brasil será o país homenageado na Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo).

Segundo o evento, a escolha se deu pela importância brasileira “no cenário literário mundial”. O tema será “Ler a Natureza” e reforçará a “herança dos biomais culturais”.

“Ao longo dos séculos, cada bioma brasileiro tem servido como uma rica fonte de inspiração para escritores, poetas e contadores de histórias, moldando narrativas que capturam a complexidade e a beleza da natureza”, diz a divulgação da feira.

A Filbo começa no dia 17 de abril e a presença de Lula é prevista na solenidade para abrir os trabalhos.

2 imagens
1 de 2

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, cumprimenta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto

Tania Rego/Agência Brasil
2 de 2

Hugo Barreto/Metrópoles

O chefe do Executivo deverá chegar à nação vizinha um dia antes e são esperadas conversas entre ele e o presidente colombiano, Gustavo Petro, sobre questões da Amazônia, em encontro com o tema da Filbo, e a eleição na Venezuela, que causa preocupação na América Latina.

Eleições na Venezuela

A visita de Lula à Colômbia acontece em meio à indefinição sobre as eleições presidenciais na Venezuela. O pleito está marcado para 28 de julho, mas já teve a lisura colocada em cheque após duas candidatas de oposição ao presidente Nicolás Maduro serem impedidas de participar da disputa.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro criticou a decisão por meio de nota. O presidente Lula classificou como “grave” o impedimento da candidata da oposição Corina Yoris de concorrer às eleições. Na mesma linha, o presidente colombiano, Gustavo Petro, manifestou preocupação sobre a corrida e pediu por “eleições livres” na Venezuela.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?