metropoles.com

Lula veta pensão proposta por petista a militares do “batalhão Suez”

Senador petista Humberto Costa propôs pensão vitalícia a combatentes enviados para o Egito em 1957, mas Lula considerou inconstitucional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Lula em evento militar
1 de 1 Lula em evento militar - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou, nesta quarta-feira (31/5), a criação de uma pensão vitalícia para militares da reserva que atuaram em uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1957 no Egito. A pensão extraordinária de dois salários mínimos para esses ex-militares foi aprovada pela Câmara em maio, e o presidente vetou o projeto sob o argumento de que a lei seria contrária ao interesse público e inconstitucional por criar despesa sem prever receita.

Os ex-militares que seriam beneficiados integraram o “batalhão Suez”, enviado para o Egito na década de 1950, quando o governo daquele país resolveu nacionalizar o Canal de Suez, que é uma ligação fluvial artificial entre o mar Mediterrâneo e o mar Vermelho. Uma guerra se seguiu, e a ONU enviou forças de paz com combatentes de vários países.

A pensão a esses militares foi proposta pelo senador Humberto Costa (PT-PE) em 2011. Pelo texto original, a pensão seria de R$ 600 e poderia ser transferida para esposa e filhos em caso do falecimento do beneficiário. Quando o Senado aprovou o projeto, em 2014, porém, o benefício foi ampliado para dois salários mínimos e a possibilidade de transferência para familiares acabou retirada.

O texto aprovado pelo Senado há quase 10 anos foi confirmado pela Câmara em maio. A pensão, porém, não será paga por causa do veto, que ainda poderá ser derrubado pelo Congresso.

“A proposta fere o artigo 195, parágrafo 5º da Constituição Federal, o qual dispõe que ‘nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total”, detalha a justificativa publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?