Lula vai passar o Natal em SP, onde fará foto oficial de presidente
Presidente eleito ficará em Brasília até esta sexta-feira. Em São Paulo, vai experimentar terno da posse e “fazer a barba” para foto oficial
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que ficará em Brasília até esta sexta-feira (23/12), quando segue para São Paulo, onde passará o Natal. Na possível última viagem à cidade antes da posse, Lula deverá experimentar o terno da posse e fazer a foto oficial como presidente. A cerimônia de posse ocorrerá no dia 1º de janeiro.
“Eu vou trabalhar ainda hoje e amanhã, vou passar o Natal em São Paulo. Sexta-feira eu vou ter que sair daqui [de Brasília] por volta de quatro horas da tarde, porque eu tenho que experimentar o terno da posse que já está encomendado, tenho que fazer a barba para o Stuckert [fotógrafo oficial] tirar a foto”, indicou. “Na segunda-feira de manhã estarei aqui para terminar nossa tarefa de montar o nosso governo e de começar a trabalhar”, relatou o petista.
Nesta quinta (22/12), Lula anunciou 16 novos ministros que vão compor a Esplanada a partir de 2023. Entre eles, as primeiras seis mulheres que farão parte do primeiro escalão.
O anúncio ocorreu após o futuro governo conseguir a aprovação da PEC da Transição no Congresso, que garantiu espaço extra no teto de gastos de R$ 145 bilhões no próximo ano.
O governo de Lula contará com 37 ministérios. Entre os novos nomes confirmados, está o do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que será ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
O anúncio foi feito na sede das instalações do Gabinete de Transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília.
Posse presidencial
O Congresso Nacional divulgou o roteiro para a sessão de posse do presidente e do vice eleitos, que terá início às 15h do dia 1º de janeiro de 2023. As informações vão desde a chegada dos empossados, dos chefes de Estado – até o momento são 17 líderes internacionais confirmados – das autoridades e dos convidados.
O roteiro também estabelece a ordem das etapas da sessão de posse: compromisso constitucional, a assinatura do termo de posse e os pronunciamentos do presidente da mesa do Congresso e também presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do presidente Lula – então já empossado.
A solenidade no Congresso será finalizada às 16h20, com a saída do presidente Lula e do vice Alckmin para o Palácio do Planalto. Por fim, deverá haver uma recepção com jantar no Palácio Itamaraty.
Festival do Futuro
Além das cerimônias oficiais, a programação inclui uma série de shows gratuitos com artistas brasileiros na Esplanada dos Ministérios.
Intitulado Festival do Futuro, o evento começará 18h30, após a solenidade da posse, e contará com mais de 20 artistas e dois palcos, chamados de Gal Costa e Elza Soares.
A futura primeira-dama do Brasil, Janja, que é coordenadora do grupo de trabalho da transição responsável pela posse, anunciou os artistas confirmados para se apresentarem na festa.
Veja os nomes já confirmados:
- Pabllo Vittar
- Baiana System
- Duda Beat
- Gaby Amarantos
- Martinho da Vila
- Gilsons
- Chico César
- Luedji Luna
- Teresa Cristina
- Fernanda Takai
- Johnny Hooker
- Marcelo Jeneci
- Odair José
- Otto
- Tulipa
- Almério
- Maria Rita
- Valesca Popozuda
Janja destacou que entrou em contato pessoalmente com Chico Buarque, Caetano Veloso, Ludmilla e Emicida, mas ainda não obteve resposta.