Lula vai a Santa Catarina, reduto bolsonarista, pela 1ª vez no mandato
Lula cumprirá agendas em Itajaí e Florianópolis. Governador Jorginho Mello (PL) não vai
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza, nesta sexta-feira (9/8), sua primeira viagem a Santa Catarina desde o começo do terceiro mandato.
A viagem ao estado, considerado um reduto bolsonarista, já chegou a ser marcada e adiada. Houve tentativas de marcar compromissos em Itajaí (SC), mas eles acabaram não acontecendo.
Desta vez, Lula visitará duas cidades do estado. Primeiro, às 10h, o chefe do Executivo participará da inauguração do Contorno Viário de Florianópolis. Depois, às 12h, o presidente estará em Itajaí para um evento da Marinha, parte do programa Fragatas Classe Tamandaré. O governador Jorginho Mello (PL) viajou para um evento com governadores de Sul e Sudeste não estará nos eventos com o presidente.
O batismo do navio Fragata Tamandaré será feito por Vera Brennand, esposa do ministro da Defesa, José Mucio. A cerimônia de batismo com a presença de esposas de autoridades é uma tradição no meio naval.
Com essa viagem, ainda restam os seguintes estados para o chefe do Executivo visitar neste terceiro mandato:
- Acre
- Goiás
- Tocantins
Reduto bolsonarista
Nas eleições de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve 69,27% dos votos em Santa Catarina, enquanto Lula conquistou 30,73% do eleitorado.
No início de julho, o chefe do Executivo chegou a planejar uma visita ao estado, mas voltou atrás. A viagem aconteceria às vésperas do encontro entre Bolsonaro e o presidente argentino, Javier Milei, em um evento conservador em Balneário Camboriú (SC).
Na ocasião, o ex-presidente foi recebido com um jantar oferecido pelo governador do estado, Jorginho Mello (PL).
O governador do estado estará em um evento no Espírito Santo e não marcará presença nas agendas com Lula.