metropoles.com

Lula usa relato de Ana Hickman para divulgar o Disque 180

Lula falou sobre a importância da Lei Maria da Penha ao repercutir relato de agressões sofridas por Ana Hickman

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Lula classe média enxoval
1 de 1 Lula classe média enxoval - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou nesta segunda-feira (27/11) sobre o caso da apresentadora Ana Hickman, que relatou ter sido agredida pelo ex-marido. O relato de Hickman foi divulgado no último domingo (26/11) pela Record TV e, nas redes sociais, o presidente aproveitou o engajamento para promover o Disque 180, serviço governamental de denúncia e busca de ajuda para mulheres vítimas de violência. Veja:

Lula ponderou a importância do relato da apresentadora, e ressaltou a Lei Maria da Penha, como é conhecida a Lei 11.340/2006. Criada há 17 anos, essa lei tem como objetivo coibir atos de violência doméstica contra a mulher através de uma série de mecanismos.

Hickman se pronunciou ao Domingo Espetacular, da Record TV, e ressaltou que tentaram fazer com que ela não registrasse o caso na delegacia. “Depois daquela ligação, tentaram me convencer de não ir na delegacia. No dia seguinte também. Agora eu entendo porque muitas prestam queixa, mas depois voltam atrás. E não é só por medo do agressor não, é porque as pessoas fazem você fazer isso”, afirmou Hickman durante a entrevista.

Após a entrevista, a defesa de Alexandre Correa se manifestou e disse que o empresário “está sofrendo uma perseguição obsessiva por parte de Ana Hickmann e da Rede Record”.

O fato de Hickman ser uma pessoa pública traz luz aos casos de violência doméstica, e pode fazer com que as mulheres vítimas de violência se sintam motivadas a denunciar, de acordo com a especialista em Direito de Família e Sucessões Vanessa Paiva. “Também é uma questão social da Ana vir a público e mostrar a outras pessoas o que ela sofreu pois foge do estereótipo, já que ela é branca, loira e rica, quando a maioria dos casos de violência doméstica atinge mulheres pretas e da periferia. Não estamos acostumados a ver isso com uma celebridade como a Ana. Isso pode dar coragem a outras mulheres a denunciarem seu agressor”, explica Vanessa Paiva.

O Disque 180 é uma das políticas do Ministério das Mulheres, e recebe denúncias de violências, além de encaminhar o conteúdo aos órgãos competentes e monitorar os processos.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?