Lula tem 38% e Bolsonaro, 31% em pesquisa entre eleitores de favelas
Na estimulada da Favela Diz, Lula aparece com 38% e Bolsonaro, com 31%. Na espontânea, a diferença entre os dois também é de 7 pontos
atualizado
Compartilhar notícia
O candidato Luiz Inácio Lula da Silva é o líder das intenções de voto para à Presidência da República entre eleitores de favelas brasileiras. Segundo a pesquisa G10 Favelas/Favela Diz, divulgada nesta terça-feira (9/8), 38% dos moradores dessas comunidades afirmaram que votariam em Lula se as eleições fossem hoje. Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 31% da preferência dos eleitores.
Os dados são referentes à pesquisa estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados.
Na terceira posição está o candidato Ciro Gomes (PDT), que conta com 7,05% das intenções de voto. Em seguida, a senadora Simone Tebet (MDB) soma 1,4%.
Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022
Atrás dela, estão o deputado federal André Janones (Avante), com 1,2%; Pablo Marçal (Pros), com 0,6%; Vera Lúcia (PSTU), com 0,45%; e Eyamel (DC), com 0,15%.
Felipe D’Avila (Novo) e Leonardo Péricles pontuaram com apenas 0,1 %. O último colocado é o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil), com somente 0,05%.
O percentual de eleitores indecisos chegou a 13,7 %. E 6,2% disseram que votariam branco ou nulo.
Ao todo, 2 mil moradores de comunidades distribuídas em 65 municípios do Brasil participaram da pesquisa, registrada no TSE sob o número BR – 09451/2022. O levantamento foi feito entre os dias 28/7 e 4/8 deste ano. A ideia da pesquisa é dar visibilidade para uma população de mais de 17 milhões de brasileiros.
Espontânea
A pesquisa espontânea – na qual não são apresentadas opções aos entrevistados – mostra Lula à frente da corrida eleitoral com 36,5%. Jair Bolsonaro tem 29,5% das intenções de voto. Ciro Gomes continua na terceira colocação com 4,1% e, na sequência, Simone Tebet conta com 0,8%.
Nesse cenário, Pablo Marçal sobe de posição com 0,4%, enquanto André Janones pontua 0,3%. No levantamento espontâneo, os candidatos Sergio Moro (União Brasil) e Marina Silva (Rede Sustentabilidade) alcançam 0,05%.
No entanto, o percentual de eleitores indecisos é de 4,85% e o total de 24,05% disseram que votariam branco ou nulo.