Lula sugere que hospitais emprestem nebulizador para pessoas com asma
Lula conversou com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em programa na web e fez a sugestão de unidades básicas emprestarem nebulizador
atualizado
Compartilhar notícia
Em conversa sobre saúde pública com a ministra Nísia Trindade, nesta terça-feira (12/12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu que as unidades básicas de saúde passem a realizar o empréstimo de nebulizador para pacientes com asma, durante episódios de crise da doença.
O chefe do Planalto propôs a alternativa durante a transmissão semanal Conversa com Presidente, que contou com a participação da chefe da pasta da Saúde nesta manhã. Lula lembrou que precisava ir até uma unidade de saúde de madrugada com um dos filhos, que sofria de asma, para usar o dispositivo terapêutico.
“Aquilo [nebulizador] não pode ter nos postos de saúde para as pessoas levarem para casa e depois devolverem?”, sugeriu o presidente. “A gente não pode fazer isso nas UBS [unidades básicas de saúde]? A pessoa leva para casa, assina um papel para uso e depois devolve?”.
O uso de aparelhos nebulizadores é indicado para desentupir vias aéreas, a partir da inalação de vapor. Ele funciona para ajudar a umidificar a região – com medicamentos ou soro fisiológico, facilitando a respiração. O dispositivo custa, em média R$ 100 e pode ser usado em casa, desde que com orientação médica.
Na visão de Nísia, a proposta pode ser avaliada e deve vir acompanhada de um acompanhamento para que as unidades básicas de saúde (UBSs) estejam próximas à população que vive fora dos centros urbanos.
Lula fala de fake news sobre vacinas
Também durante o programa, o presidente defendeu a responsabilização criminal dos responsáveis por propagar informações falsas sobre saúde, em especial, sobre a vacinação no país.
“É importante que a gente diga que é necessário criminalizar a pessoa que está contando mentiras sobre uma questão tão importante que é a gente vacinar o povo brasileiro, sobretudo as crianças”, frisou o petista.