Lula sobre relação com Centrão: “Não estou disposto a mexer com nada”
Presidente Lula respondeu sobre possíveis mudanças na Presidência da Caixa Econômica Federal, que tem cargo na mira do Centrão
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta segunda-feira (25/9), que não pretende fazer nenhuma mudança na chefia de cargos políticos nos próximos meses, apesar da pressão dos partidos do Centrão por novas vagas no governo. “Posso dizer que, por enquanto, eu não estou disposto a mexer com nada”, afirmou o mandatário.
O petista foi questionado pela imprensa sobre uma eventual mudança na Presidência da Caixa Econômica Federal, cargo atualmente ocupado por Rita Serrano, que vem sendo pleiteado pelo Partido Progressistas (PP), sigla do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
“Na hora que eu tiver que mexer em alguma coisa, eu vou mexer. Só eu tenho o direito de colocar, só eu tenho o direito de tirar. Fiquem tranquilos, isso vai ser feito com a maior tranquilidade”, afirmou Lula.
Ele prosseguiu: “O único cargo que eu não posso mexer é no meu e do [vice-presidente Geraldo] Alckmin, que fomos eleitos pelo povo brasileiro. Mas posso dizer que, por enquanto, eu não estou disposto a mexer com nada. Estou disposto a fechar o ano bem, a aprovar as coisas que tem que aprovar no Congresso Nacional e passar o final de ano com a minha família muito feliz”.
Lula conversou com a imprensa no Palácio Itamaraty, onde recebeu, na manhã desta segunda, o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinh. Ele também respondeu sobre os reflexos da recente reforma ministerial.
“O que eu espero é que os ministros convençam as suas bancadas a votar naquilo que interessa ao povo brasileiro. Tudo que está na Câmara [dos Deputados] pra ser votado é de interesse do povo brasileiro, não haverá nada que não seja interesse do povo brasileiro”, frisou.
O presidente fez, recentemente, um pequena reforma ministerial para acomodar integrantes de partidos do Centrão no primeiro escalão do governo federal. Os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumiram os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente.
Antes, Lula já havia empossado o ex-deputado Celso Sabino (União-PA) na pasta do Turismo, no lugar de Daniela Carneiro.