metropoles.com

Lula sobre mulher no STF para vaga de Rosa: “Critério não será esse”

O presidente Lula disse considerar que o critério de gênero não será determinante para escolher o substituto de Rosa Weber, no STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Lula durante posse do ministro do STF Cristiano Zanin - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula durante posse do ministro do STF Cristiano Zanin - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (25/9), que o critério de gênero não influenciará em sua decisão na escolha de um novo nome de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula terá que indicar um substituto para a ministra Rosa Weber, que se aposenta compulsoriamente no final de setembro.

Pressionado por diversas categorias para que uma mulher ocupe o lugar de Rosa, Lula afirmou que “o critério não é mais esse”. O presidente falou à imprensa no Palácio Itamaraty. Ele disse estar tranquilo e que escolherá alguém que “atenda aos interesses e às expectativas do Brasil”. E essa escolha independe de gênero.

“O critério não será mais esse. Eu estou muito tranquilo para escolher uma pessoa que possa atender aos interesses e às expectativas do Brasil. Uma pessoa que possa servir ao Brasil, que tenha respeito à sociedade brasileira. Uma pessoa que vote adequadamente. Não se depende dessa questão de gênero.”

O presidente ainda prosseguiu: “Pretendo indicar a pessoa mais correta que eu conhecer, que vai ser uma grande pessoa, que é isso que o Brasil precisa”, ressaltou.

Flávio Dino

Conforme publicou o colunista do Metrópoles Guilherme Amado, nas últimas semanas, Lula sinalizou a dois de seus mais próximos interlocutores que Flávio Dino será seu escolhido para o STF, na vaga a ser aberta com a aposentadoria de Rosa Weber.

Dino tem sido o mais discreto dos nomes cotados para a vaga. Chegou a desautorizar que qualquer pessoa falasse nele como candidato para o STF, e mesmo aos mais próximos tem dito que seu plano principal é disputar o pós-Lula.

Os outros dois nomes cotados são Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União, e Jorge Messias, advogado-geral da União. Messias é o preferido pelos ministros do palácio, e Dantas chegou a receber do próprio Lula sinais de que seria o indicado. Ambos consideram, portanto, que o jogo ainda está aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?