metropoles.com

Lula sobre meta de alfabetizar 80% dos alunos: “É nobre, mas é pouco”

O presidente Lula participou de reunião com governadores e secretários de Educação, no Palácio do Planalto, sobre a meta de alfabetização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stucker/PR
Imagem colorida mostra Lula falando ao microfone - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Lula falando ao microfone - Metrópoles - Foto: Ricardo Stucker/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (28/5), que a meta do governo federal de atingir 80% de crianças alfabetizadas no segundo ano do ensino fundamental até 2030 ainda é baixa. O chefe do Executivo defendeu que o país deve chegar a 100%.

“Estamos propondo que até 2030 a gente chegue pelo menos a 80%. É uma coisa nobre, mas é uma coisa pequena, porque temos que chegar a 100%. Não tem sentido a gente explicar para qualquer ser humano do planeta terra que nesse país as crianças não aprendem a alfabetizar quando estão na escola”, pontuou o chefe do Executivo.

A declaração foi dada durante a reunião do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com a participação de governadores e secretários de Educação. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto.

Ministro da Educação, Camilo Santana chamou a nova meta de “factível”: “Podemos alcançar essa meta até antes, vai depender do esforço dos entes federais para essa política”.

“Não tenho dúvida que é factível chegar a 2030 com 80% das crianças alfabetizadas. É uma grande política para o país dar um salto”, afirmou.

Questionado por jornalistas se haveria alguma mudança para acolher os problemas enfrentados no Rio Grande do Sul, o ministro disse estar “acompanhando” e ressaltou que a meta precisaria ser atingida até 2030.

Dados da alfabetização

O governo federal divulgou os primeiros resultados do novo indicador de alfabetização. Os dados mostram que a taxa de alfabetização chegou a 56% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, patamar superior ao nível pré-pandemia de Covid-19.

Em 2019, o índice registrado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) era de 55%. Já em 2021, durante a emergência em saúde, o percentual era de 36%.

Veja como foi a cerimônia:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?