metropoles.com

Lula sobre fim de escolas militares: “Não é obrigação do MEC”

A decisão de encerrar o programa de escolas cívico-militares foi conjunta, acordada entre os ministérios da Educação e da Defesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Lula, um menino, e Janta dão as mãos durante evento de Mais Médicos - Metrópoles
1 de 1 Lula, um menino, e Janta dão as mãos durante evento de Mais Médicos - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, na manhã desta sexta-feira (14/7), durante cerimônia de sanção da nova lei do Mais Médicos, sobre o fim das escolas cívico-miltiares. Segundo o mandatário, não é obrigação do Ministério da Educação fornecer ensino no molde desses colégios. A iniciativa foi criada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Ainda ontem, o Camilo [Santana] anunciou o fim do ensino cívico-militar, porque não é obrigação do MEC [Ministério da Educação] cuidar disso. Se cada estado quiser continuar pagando, que continue, mas o MEC tem de garantir educação civil igual para todo e qualquer filho de brasileira ou brasileiro”, alegou Lula.

A decisão de encerrar o programa foi conjunta, acordada entre os ministérios da Educação e da Defesa. E foi informada aos secretários estaduais de Educação por meio de ofício enviado na segunda-feira (10/7).

O documento comunica o encerramento progressivo da iniciativa e a “desmobilização do pessoal das Forças Armadas lotado nas unidades educacionais vinculadas ao programa”.

O ofício também destaca que medidas serão adotadas gradualmente para o encerramento do ano letivo “dentro da normalidade”. O documento não informa quais seriam essas medidas.

Atualmente, 203 escolas funcionam dentro do modelo de gestão compartilhada entre civis e militares pensado pelo governo Bolsonaro. Elas atendem 192 mil alunos em 23 estados e no Distrito Federal. Cada unidade recebeu R$ 1 milhão do governo federal para adaptação ao modelo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?