metropoles.com

Lula sobre encontro com Zelensky: “Caminhos para construção da paz”

Lula e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniram em Nova York nesta quarta-feira e falaram sobre a guerra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula e Zelensky - Metrópoles
1 de 1 Lula e Zelensky - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou via redes sociais sobre seu primeiro encontro frente a frente com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Os dois se reuniram nesta quarta-feira (20/9) em Nova York, após participarem da Assembleia Geral das Nações Unidas, num encontro marcado pela tensão causada por declarações anteriores de ambos sobre a Guerra da Ucrânia.

“Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”, declarou o presidente do Brasil.

2 imagens
Em NY, Lula se reuniu pela primeira vez com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
1 de 2

Lula, Zelensky e suas equipes

Ricardo Stuckert/PR
2 de 2

Em NY, Lula se reuniu pela primeira vez com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

Ricardo Stuckert/PR

O encontro foi pedido pelo governo da Ucrânia e aconteceu no hotel onde Lula está hospedado. Zelensky chegou por volta das 16h15 (17h15 em Brasília), acompanhado do chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba, para encontro a portas fechadas com o petista.

O mandatário brasileiro esteve acompanhado do chanceler Mauro Vieira, do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, e do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Os dois chefes de Estado têm divergências sobre o caminho para a solução da guerra que a Rússia impõe à Ucrânia. Em posicionamentos anteriores, Lula fez declarações que geraram incômodo em Kiev, por exemplo, ao dizer que quando “um não quer, dois não brigam”, e acusar nações ocidentais que ajudam a Ucrânia de contribuírem para prolongar o conflito.

Apesar de condenar a invasão da Ucrânia, Lula evita tecer críticas mais duras ao país liderado por Vladmir Putin, também negou a venda de equipamento militar para os ucranianos e não apoia as sanções econômicas contra a Rússia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?