Lula sobre eleição de Claudia no México: “Garantido democraticamente”
Lula comemorou a vitória de Claudia Sheinbaum como presidente do México. Ela é a primeira mulher eleita para o cargo
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a eleição de Claudia Sheinbaum como presidente do México e disse que deve ligar para ela no fim da tarde desta segunda-feira (3/6). O chefe do Executivo se disse “muito feliz com a vitória dela”.
“Eu talvez ligue para ela hoje às 18h. Eu estou muito feliz com a vitória dela, porque ela representa o meu grande companheiro López Obrador, que fez um governo extraordinário; portanto, acho que o México estará garantido democraticamente no mandato dela”, afirmou ao chegar ao Palácio Itamaraty.
“Estou feliz por ser uma mulher também, e estou feliz porque duas mulheres disputaram e ganhou aquela que representa o lado ideológico mais progressista”, completou.
A candidata eleita é do mesmo partido de Andrés Manuel López Obrador, atual presidente do México. Claudia atuou anteriormente como prefeita e secretária de Meio Ambiente da Cidade do México. Ela também é pesquisadora científica em áreas de energia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Lula ainda comentou sobre a intenção de “viajar ao México esse ano” e “agradecer o carinho de López Obrador comigo quando eu não era presidente”. Além disso, o petista deseja aumentar o comércio entre os dois países.
Mais cedo, a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, parabenizou Claudia pela vitória. No X (antigo Twitter), Janja escreveu: “O México é um país grandioso e importantíssimo em nossa região. Com uma ampla história de luta de seu povo, e principalmente das mulheres mexicanas, esse novo capítulo nos inspira e fortalece na luta por mais mulheres na política”.