metropoles.com

Lula sobre cultura da violência no Brasil: “Quem anda armado é covarde”

Em live semanal, Lula criticou políticas pró-armamento civil do ex-presidente Jair Bolsonaro e pessoas “que têm um demoniozinho dentro”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Lula discursa
1 de 1 Lula discursa - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relacionou o que acredita ser um aumento na violência no Brasil a políticas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sobretudo em relação ao armamento de civis.

“Aquelas pessoas que têm um demoniozinho dentro, que estão radicalizando, xingando gente, ofendendo gente, desejando morte às pessoas; essas pessoas têm de ser banidas da política, têm de ficar no ostracismo”, disse Lula, nesta segunda-feira (14/8), em sua live semanal nas redes sociais, a Conversa com o Presidente.

“Essas pessoas não são saudáveis à democracia. Eles têm de aprender, de forma civilizada, a conversar com pessoas que pensam diferente deles”, seguiu Lula, que dedicou boa parte do problema a falar sobre violência, citando inclusive ações policiais.

“O Brasil não era assim. Depois que apareceu alguém querendo armar o povo brasileiro”, continuou Lula, sem citar diretamente o nome de Bolsonaro na live.

“Quem é que quer comprar arma? É o crime organizado, e algumas pessoas que não querem fazer bem para ninguém. Eu não quero ter arma dentro de casa para fazer bem. Se eu tiver arma em casa, é para me livrar de alguém. E tem gente que gosta de sair armado, mostrando que é poderoso”, discursou o petista.

“Quem anda armado é um covarde. Tem medo. Se você não tiver medo e for do bem, você não tem que andar armado. Quando um cachorro late para a gente, a gente não late para o cachorro. É preciso apenas reaprender a viver democraticamente, de forma feliz”, seguiu Lula.

O petista, cumprindo promessas de campanha, suspendeu portarias do governo Bolsonaro que facilitam o acesso a armas pela população civil e, em julho último, editou novas normas, bem mais restritivas. Veja como era e como ficou.

Veja a íntegra da live de Lula nesta segunda-feira:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?