metropoles.com

Lula segue despachando do Alvorada esta semana pós acidente e eleições

Presidente irá ao Planalto apenas para eventos pontuais, como será o caso de quarta-feira. Lula sofreu traumatismo craniano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Lula de lado - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula de lado - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Nos próximos dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continuará trabalhando do Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência da República. O chefe do Executivo sofreu um acidente no último dia 19 de outubro e passará por nova avaliação na quarta-feira (30/10).

Até lá, o titular do Planalto segue tocando o trabalho de casa. Também na quarta, depois de ir ao hospital, Lula vai ao Palácio do Planalto para um evento de cidades sustentáveis.

A rotina do petista deve seguir dessa forma na próxima semana, com despachos da Alvorada e idas pontuais ao Planalto quando houver alguma cerimônia, como ocorreu na sexta-feira (25/10).

“O presidente deve manter rotina de atividades aqui, até por recomendação médica, deve fazer despachos daqui. Médicos defendem que mantenha esse ritmo e sem viagens. O presidente está bem, ativo”, afirmou o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, na saída do Alvorada na segunda-feira (28/10).

Ainda nesta semana, Lula terá uma reunião com governadores estaduais para tratar da questão da segurança pública, enquanto prepara uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e os ministros que já foram do Executivo estadual acerca do tema.

No dia 19, o titular do Planalto sofreu uma queda em casa, que resultou em um traumatismo craniano, sangramento no cérebro e pontos na região da nuca. Exames de imagens demonstram um quadro estável e que liberam o petista para continuar trabalhando, segundo os médicos.

Viagens canceladas

Para preservar o presidente após o acidente, as viagens internacionais dele foram canceladas. Entre elas, estão: Rússia, para a 16ª Cúpula dos Brics; Colômbia, para a 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP16); e Azerbaijão, para a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29).

A ideia é que Lula se recupere a tempo da cúpula do G20, o Grupo dos Vinte, no Rio de Janeiro. O evento ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro e marca o fim da Presidência do Brasil no grupo, além de ser o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, temas caros ao petista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?