Lula se reúne com presidente da Suíça e ex-premiê do Reino Unido em NY
Presidente Lula está em Nova York, onde fará tradicional discurso na ONU. Além dos líderes europeus, ele terá agendas com Biden e Zelensky
atualizado
Compartilhar notícia
Em visita oficial a Nova York (EUA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve as primeiras reuniões bilaterais da agenda, nesta segunda-feira (18/9), com o presidente da Suíça, Alain Berset, e com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Gordon Brown.
O mandatário brasileiro está em território norte-americano, onde fará o tradicional discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da ONU, nesta terça-feira (19/9).
Os dois encontros são as únicas agendas oficiais do mandatário na véspera do discurso na Organização das Nações Unidas (ONU). Nos demais horários, o chefe do Executivo federal se dedica à preparação do pronunciamento.
Esta será a oitava vez que Lula se dirigirá ao organismo da ONU, que reúne 193 países. Em 2010, o petista cancelou a ida ao organismo multilateral para se dedicar à campanha de Dilma Rousseff (PT).
Com o líder suíço, o presidente Lula conversou sobre as relações comerciais entre o Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, atualmente sob presidência rotativa brasileira, e a EFTA – zona de livre comércio de países europeus que não estão na União Europeia, formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein –, que está em discussão na esfera diplomática.
Segundo o Planalto, no encontro de cerca de 40 minutos, os presidentes falaram sobre diversos assuntos, especialmente, os temas defendidos pelo Brasil durante a presidência do G20.
Berset afirmou que a Suíça viu com bons olhos a mudança na política brasileira sobre o meio ambiente e o papel do Brasil no combate às mudanças climáticas. Nesse tema, os dois líderes destacaram a onda de calor incomum que atinge o Brasil nesta semana e falaram dos eventos climáticos extremos que aconteceram recentemente no Rio Grande do Sul e na Líbia.
O mandatário registrou o encontro com os líderes nas redes sociais. Com Brown, que foi premiê do Reino Unido entre 2007 e 2010 – período em que Lula também estava na presidência, o petista conversou sobre “a situação política na Europa e na América Latina”, e sobre as mudanças na atual conjuntura mundial.
Veja o registro dos encontros:
O presidente Lula aproveita a reunião de diversos chefes de Estado e governo em Nova York para o evento na ONU, e pretende realizar uma série de encontros bilaterais. Segundo o Planalto, o mandatário recebeu pelo menos 50 pedidos de encontros nesta visita aos Estados Unidos.
Além das duas agendas desta segunda, o titular do Palácio do Planalto tem agendas confirmadas com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na quarta-feira (20/9).