Lula se reúne com líderes progressistas no 2º dia da cúpula de Bruxelas
Lula está em Bruxelas desde a última segunda-feira (17/7) para a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a terça-feira (18/7) em encontros com lideranças progressistas europeias e latino-americanas, com o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, e com o chanceler federal da República da Áustria, Karl Nehammer.
“Começando o dia, no Brasil e na Bélgica, na reunião das lideranças progressistas da Europa e América Latina, feita antes da plenária da Cúpula Celac — União Europeia. “, escreveu Lula em suas redes sociais.
Lula tomou o café da manhã com as lideranças progressistas e não discursou. Em seguida, ao se reunir com Kristersson, conversou sobre o contrato de compra e produção dos caças Gripen, entre Brasil e Suécia, o maior acordo comercial internacional do país europeu.
O evento foi organizado pelo ex-primeiro-ministro da Suécia e atual líder do partido Socialistas Europeus, Stefan Löfven.
Participam das reuniões os presidentes Alberto Fernández (Argentina), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Fredricksen, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez.
Lula está desde a última segunda-feira (17/7) na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica.
Entenda
Os líderes das duas regiões do globo se reúnem após um hiato de oito anos desde o último encontro de cúpula que faz a ponte entre América Latina e União Europeia.
No total, o evento deve reunir chefes de Estado e de governo de 60 países — entre 33 nações latinas e caribenhas e 27 europeias. A sessão de abertura ocorreu às 9h30 no horário local (4h30 em Brasília) da última segunda-feira (17/7).