metropoles.com

Lula se reúne com Fiocruz para discutir situação da vacinação no país

Presidente eleito, Lula fez reunião virtual com pesquisadores da Fiocruz na manhã desta quinta-feira (24/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mohamed Abdel Hamid/Anadolu Agency via Getty Images
O presidente eleito Lula discursa na COP27, no Egito. Ele aparece sentado diante de microfone, gesticulando, ao lado de mulher negra - Metrópoles
1 de 1 O presidente eleito Lula discursa na COP27, no Egito. Ele aparece sentado diante de microfone, gesticulando, ao lado de mulher negra - Metrópoles - Foto: Mohamed Abdel Hamid/Anadolu Agency via Getty Images

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (24/11), com pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para discutir a situação da vacinação no país. Como o petista está em repouso em São Paulo após passar por uma cirurgia, o encontro ocorreu de forma virtual.

A reunião contou com a presença de integrantes do grupo técnico (GT) de Saúde da transição; entre eles, o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), um dos cotados para assumir a pasta a partir de 2023. Além de Padilha, estavam presentes outros quatro ex-ministros da Saúde: senador Humberto Costa (PT-PE), Arthur Chioro, José Gomes Temporão e José Agenor.

A equipe do petista debate o Programa Nacional de Imunizações (PNI) no momento em que especialistas cobram do governo de Jair Bolsonaro (PL) a aquisição dos imunizantes de segunda geração contra Covid-19.

De acordo com a equipe de transição, Lula defendeu investimento em inovação e em soluções criativas para aprimorar o atendimento à saúde da população brasileira.

Vacinas bivalentes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última terça-feira (22/11), o uso temporário e emergencial de duas vacinas bivalentes contra Covid-19 da empresa Pfizer (Comirnaty)Os imunizantes aprovados destinam-se à aplicação como dose de reforço na população a partir de 12 anos. O objetivo é ampliar a proteção, abrangendo subvariantes da Ômicron.

As vacinas atualizadas teriam maior condição de proteger contra a atual cepa da Covid-19, chamada de BQ.1. Imunizantes da Pfizer e da Moderna desse modelo já estão em uso em países da Europa e nos Estados Unidos.

Uma das prioridades do grupo temático de saúde do governo de transição é a nova onda de coronavírus, que tem aumentado o número de casos, hospitalizações e mortes decorrentes da doença.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?