metropoles.com

Lula se reúne com Dino para discutir indulto de Natal nesta sexta

Presidente Lula e Flávio Dino farão os ajustes na proposta, que pode excluir condenados pelo 8 de janeiro e por violência contra a mulher

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida lula e dino - metrópoles
1 de 1 imagem colorida lula e dino - metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, na manhã desta sexta-feira (22/12), com o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o secretário especial para assuntos jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima, para definir o teor do primeiro induto de Natal deste terceiro mandato do petista.

A reunião está na agenda das 9h, no Palácio do Planalto. Segundo interlocutores da Justiça confirmaram ao Metrópoles, o indulto natalino está entre os assuntos discutidos entre Lula e Dino esta manhã, além de outros despachos pendentes.

No encontro, Lula debaterá com o ministro os ajustes a serem feitos na proposta apresentada pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

Na decisão final, Lula pode excluir os condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, além de autores de crimes de violência contra mulheres, integrantes de facções criminosas e responsáveis por delitos ambientais.

A Constituição prevê que o presidente da República tem a prerrogativa de conceder o perdão a pessoas condenadas, desde que preenchidas condições previamente estabelecidas. Elas são definidas anualmente e publicadas em decreto no fim do ano. Por isso, é chamado de “natalino”.

O indulto não pode ser dirigido a pessoas específicas, mas a todos os condenados que, na data da publicação, atendam os requisitos.

Outros indultos de Lula

Ao longo dos dois mandatos anteriores à frente do Palácio do Planalto, entre 2003 e 2010, Lula assinou decretos de indulto natalino beneficiando presos.

Em 2009, último ano de seu segundo mandato, por exemplo, ele beneficiou mulheres com penas superiores a 8 anos e com filhos menores de idade ou portadores de deficiência que necessitassem de cuidados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?